Espaços que despertam emoções, ambientes acolhedores e que promovem conexões. Para além da estética, a arquitetura tem vivido um novo momento com novas funções e tendências. Entre elas, se destaca a arquitetura afetiva, que humaniza o projeto e prioriza o conforto.
Estudiosos da arquitetura afetiva apontam que espaços influenciam o bem-estar emocional, o comportamento e até as relações. Assim, os ambientes projetados proporcionam segurança, identidade e pertencimento.
Apesar de muito utilizado na etapa da decoração e acabamento, o princípio também é aproveitado durante a construção. Em João Pessoa, a MGA Construções, empresa paraibana de construção civil, explora a arquitetura afetiva no conceito dos empreendimentos e também na idealização das áreas comuns dos prédios.
A escolha do local onde o prédio será instalado já impacta nos efeitos da moradia; na MGA, a maior parte dos empreendimentos estão localizados próximos à praia e parques – a conexão com o verde e a brisa do mar já trazem benefícios. É o caso do ‘Sens’. Em construção próximo ao Parque Parahyba 2 e 4, o prédio foi pensado para que moradores possam experimentar sensações de bem-estar e conforto.
Materiais, tons e formas foram projetados para despertar os sentidos e promover acolhimento por dentro e por fora. No 18º andar do empreendimento há o ‘Sens Experience’, uma área com coworking, fun run, terraço view e cozinha gourmet, tornando as atividades experiências sensoriais, com conexão emocional e inspiração, evocando emoções positivas e incentivando a criação de vínculos em uma vista privilegiada de João Pessoa.
O Sens tem a assinatura do arquiteto Ricardo Nogueira, que destaca ainda as formas e cores utilizadas no projeto, que redefine a paisagem e oferece uma experiência única. O paisagismo foi elaborado pelo Estúdio Lago. Com a presença de plantas, floreiras, vasos e peças, os espaços internos e externos promovem contato constante com a natureza. Próximo a parques, praia e de estabelecimentos como Parahyba Mall, Ville des Plantes, escolas e farmácias, o edifício possuirá 27 andares, uma área de lazer completa e apartamentos de 68 a 155 m² — todos com posição nascente, priorizando as condições de iluminação, ventilação e vista privilegiada.
Além do Sens, a MGA conta com os lançamentos ‘Makai’ e ‘Soho’, também com elementos sensoriais, voltados para criar momentos e fazer o pertencimento ser parte da rotina. A construtora ainda possui em construção o Mondo, também no Jardim Oceania, com apartamentos de 28m² a 62 m², próximo ao mar.