23.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

‘ARRASTÕES’ NOS BAIRROS: Zoonoses intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti em JP

O foco é combater focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, que se prolifera numa velocidade maior nesta época do ano, quando ocorre a estação do verão.

O Centro Municipal de Zoonoses de João Pessoa está com agentes de endemias realizando “arrastões” nos bairros de João Pessoa para combater focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, que se prolifera numa velocidade maior nesta época do ano, quando ocorre a estação do verão. A informação é da gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Pollyana Dantas.

“Com esta modalidade tipo arrastão, que consiste em direcionar todos os agentes de endemias que cobrem a área para quarteirões específicos, e com o uso do carro fumacê, estamos zerando alguns bairros que eram descobertos. Também investimos em ações constantes de zeladoria, tanto no combate ao Aedes, quanto na dedetização e desratização em condomínios residenciais entregues pela Prefeitura da Capital. Recentemente, estivemos no Condomínio Vista Alegre, no Colinas do Sul”, destacou.

Leia Também

Pollyana Dantas disse que o trabalho é realizado em parceria com outras secretarias, a exemplo da Educação, com cobertura total das escolas e creches, além de outros órgãos públicos. “Essa parceria tem garantido resultados positivos no combate ao mosquito. Nossas equipes também realizam um trabalho de conscientização junto às famílias, ensinando ações de prevenção, que vão desde os cuidados com a limpeza das caixas d`água, ao uso de vasos de plantas e pneus velhos, além do armazenamento do lixo e outros recipientes que podem servir de abrigo para as larvas”, acrescentou.

Segundo ela, o uso do carro fumacê tem sido outra estratégia no combate ao Aedes. “Trabalhamos em parceria com o governo do Estado e hoje estamos com os agentes de endemias em trabalho permanente e eficaz nas ruas, fazendo visitas domiciliares (casa a casa), investindo na educação ambiental, no descarte correto do lixo, já que alguns objetos, por menores que sejam, acumulam água e podem gerar novos criadouros”, afirmou.

A gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses informou que já foram identificados sete bairros com médico risco, mas que as equipe estão intensificando as ações para os demais. “Nestas localidades trabalhamos com o carro fumacê por ciclos (aplicações) e já passamos com o segundo ciclo em mais de 50 bairros. O nosso objetivo é cobrir todas as comunidades da Capital com o terceiro ciclo”, ressaltou.

O mosquito – O Aedes aegypti tem em média 1 centímetro de tamanho, possui riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo, e é o principal transmissor de vírus causadores de três doenças perigosas: Dengue, Zika e Chikungunya.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos. Enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika, por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

Para mais informações, a população pode ligar para os telefones: 3218-9357 ou 3214-3459. O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses fica localizado à Avenida Walfredo Macedo Brandão, n° 100, Bancários, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Pastor da primeira-dama Michelle Bolsonaro declara apoio a Sérgio Queiroz

O pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, recebeu mais um apoio nacional. O pastor da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#