João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 27.01ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Arthur Lira pede que Polícia Federal da Paraíba faça escolta de Ruy Carneiro
22/08/2024 / 13:41
Compartilhe:
Presidente da Câmara, Arthur Lira – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) enviou um ofício para a superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Christiane Machado, solicitando a “adoção de medidas necessárias a garantir a segurança” do candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos).

Lira pediu escalação policial para fazer a escolta pessoal de Carneiro, “quando em seus compromissos nesse estado” e “observados os limites do território paraibano“.

Como é de conhecimento público, nos últimos tempos, as disputas eleitorais têm sido marcadas por crescente violência a ameaçar o espírito democrático que deve permear as eleições em nosso país“, inicia a ofício.

O documento cita que o deputado federal e candidato “noticia sérias ameaças a sua integridade e a de sua família durante eventos políticos havidos nesse estado“.

Ruy Carneiro, candidato a prefeito da capital pelo Podemos, denunciou ter sido barrado de participar de uma plenária em um circo na comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo, na quinta-feira (15/8/24). A ordem para não realizar o evento, segundo o dono do circo disse ao candidato, teria partido de membros de facção criminosa local com preferências políticas distintas.

A Polícia Federal e a Polícia Civil estão investigando, paralelamente, uma possível interferência de facções criminosas nas eleições municipais de João Pessoa.

Segundo informação confirmada nesta quarta-feira (21/8) ao Conversa Política pelo superintendente da Polícia Civil da Paraíba, delegado Cristiano Santana, a PC do estado tem atuado especificamente na apuração da denúncia de atuação do crime organizado na comunidade no bairro do Cristo, denunciada por Ruy Carneiro, enquanto a Polícia Federal se dedica na investigação se foi praticado crime eleitoral neste episódio.

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp