O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) enviou um ofício para a superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Christiane Machado, solicitando a “adoção de medidas necessárias a garantir a segurança” do candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos).
Lira pediu escalação policial para fazer a escolta pessoal de Carneiro, “quando em seus compromissos nesse estado” e “observados os limites do território paraibano“.
“Como é de conhecimento público, nos últimos tempos, as disputas eleitorais têm sido marcadas por crescente violência a ameaçar o espírito democrático que deve permear as eleições em nosso país“, inicia a ofício.
O documento cita que o deputado federal e candidato “noticia sérias ameaças a sua integridade e a de sua família durante eventos políticos havidos nesse estado“.
Ruy Carneiro, candidato a prefeito da capital pelo Podemos, denunciou ter sido barrado de participar de uma plenária em um circo na comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo, na quinta-feira (15/8/24). A ordem para não realizar o evento, segundo o dono do circo disse ao candidato, teria partido de membros de facção criminosa local com preferências políticas distintas.
A Polícia Federal e a Polícia Civil estão investigando, paralelamente, uma possível interferência de facções criminosas nas eleições municipais de João Pessoa.
Segundo informação confirmada nesta quarta-feira (21/8) ao Conversa Política pelo superintendente da Polícia Civil da Paraíba, delegado Cristiano Santana, a PC do estado tem atuado especificamente na apuração da denúncia de atuação do crime organizado na comunidade no bairro do Cristo, denunciada por Ruy Carneiro, enquanto a Polícia Federal se dedica na investigação se foi praticado crime eleitoral neste episódio.
+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp