O ginasta Arthur Zanetti, de 34 anos, encerrou oficialmente sua carreira esportiva. O anúncio foi feito neste domingo (12), durante o programa Esporte Espetacular, da TV Globo. Dono de duas medalhas olímpicas, sendo uma de ouro em Londres 2012 e outra de prata no Rio 2016, Zanetti despede-se das competições após anos de convivência com lesões.
Embora desejasse seguir competindo, o atleta destacou que a decisão veio pela necessidade de preservar sua saúde. “Chegou o ponto final na carreira de atleta. Por mim, eu continuaria muito mais tempo, mas tem que ter bom senso, tanto da mente quanto do corpo. Decidi dar um basta porque quero respeitar o meu corpo. Não quero me tornar uma pessoa idosa com dificuldades para se locomover por causa de dores”, declarou Zanetti.
Após brilhar nas Olimpíadas de Londres e do Rio, o ginasta ainda competiu nos Jogos de Tóquio, em 2021. Porém, sua jornada rumo a Paris 2024 foi interrompida por uma lesão no braço esquerdo, que precisou de cirurgia em maio do ano passado. Além disso, dores no ombro já haviam afastado Zanetti do Mundial em 2023.
Apesar da despedida das competições, o campeão olímpico seguirá próximo ao esporte. Ele recebeu o convite para atuar como técnico e professor no clube em que treinava, em São Caetano do Sul (SP).