João Pessoa 26.06ºC
Campina Grande 21.75ºC
Patos 29.4ºC
IBOVESPA 123710.67
Euro 5.5969
Dólar 5.1594
Peso 0.0058
Yuan 0.7121
Artistas e políticos lamentam perda de Gal Costa
09/11/2022 / 14:18
Compartilhe:

A morte de Gal Costa, ainda sem causa divulgada, aos 77 anos, em São Paulo, pega o país de surpresa nesta quarta-feira (09.11).

Nascida em Salvador, no dia 26 de setembro de 1945, a artista parte deixando um indescritível legado na história da música e cultura brasileira. Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando se juntou a artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Maria Bethânia.

Gal estava internada em um hospital de São Paulo. Ela seria uma das principais atrações da primeira edição do Festival Primavera Sound, realizado neste fim de semana. Cancelou esse e outros shows dias antes do evento, por orientação médica, após um procedimento para retirada de nódulo na fossa nasal direita.

Artistas, figuras públicas e políticas lamentam a passagem da cantora nesta quarta-feira. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou que “Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura”.

“Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha”, escreveu Gilberto Gil.

A ex-presidente Dilma Rousseff disse que a morte de Gal é um choque. “Ao longo de sua carreira, seu cantar foi expressão viva da cultura do povo brasileiro e marcou o país profundamente. Ela fez de sua alegria e de seu charme um refúgio para dias luminosos e sombrios ao longo de cinco décadas. É uma gigante da MPB”.

Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, declarou que Gal “foi a trilha sonora do meu romance, tem um significado especial pra mim. Com seu talento, colocou sorrisos em muitas caras e seu legado permanecerá fazendo isso”.

“GAL superlativa, das gigantes que caminharam sobre a terra. te amo pra sempre <3
referência imortal”, publicou a baiana Pitty.

A atriz e cantora Zezé Motta ressaltou que a notícia “é quase uma surra no coração, na alma”. “Ao longo de uma vida podemos achar que cada perda que passamos vamos ficando mais fortes, mas existem certas perdas que são muito duras de serem aceitas”.

“Um baque no meu coração”, compartilhou a apresentadora Ana Maria Braga. “A partida da Gal era uma das coisas inimagináveis. Um voz de doçura, de amor, de felicidade e que nunca se calará. Descansa em paz, divina e maravilhosa”.

Maria Bethânia, parceira de vida, chorou em vídeo ao comentar a perda da amiga. “Triste demais, difícil demais, eu nunca pensei que um dia ia chegar pra falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje inteiro chora, como eu”.