“Como mulheres, todas temos que apoiar umas às outras”, já dizia a ex-primeira dama dos EUA Michelle Obama. Um exemplo de mulher forte e resiliente para muitas meninas e mulheres ao redor do mundo, Obama é a prova de que mulheres em posições de destaque inspiram outras a chegar onde desejam estar um dia. Seja com o sonho de ser uma CEO ou de se tornar uma astronauta, elas olham para outras carreiras femininas para ter sucesso.
No mundo corporativo ou na jornada empreendedora, mulheres passam por inseguranças, desafios e preconceitos, mas muitas vezes encontram apoio em outras mulheres para seguir em frente. Grupos de networking feminino e de afinidade em empresas são exemplos de como mulheres podem se organizar para dar suporte e inspirar umas às outras.
A Forbes reuniu grandes executivas e empresárias do Brasil para descobrir quem as inspirou para chegar ao topo. Confira:
Sandra Chayo, sócia e diretora do Grupo HOPE
“A principal inspiração que tenho atualmente é a estilista e economista belga, Diane Von Furstenberg. Uma mulher que também é judia e com mãe sobrevivente do Holocausto, ela revolucionou a moda dos anos 70 com a criação do wrap dress (vestido envelope) – que foi um símbolo do movimento feminista. Sempre com olhar atento às tendências, percebeu que as mulheres garimpavam as suas peças em brechós e decidiu rebatizar sua grife, a qual depois se tornou internacional. Diane é um exemplo de força, determinação e criatividade. Como ela costuma dizer ‘Seja a mulher que você quer ser’.”
Emily Ewell, CEO e cofundadora da Pantys
“Uma pessoa que me deu coragem para empreender, sair do mundo corporativo e criar uma empresa que faz diferença no mercado é a Sara Blakely. Fundadora da Spanx, marca de lingerie e shapewear, Sara é responsável por moldar seu mercado de atuação nos Estados Unidos, com muito foco, energia positiva e sempre com o objetivo de apoiar mulheres e de criar um ambiente de sororidade.
Muito voltada para o valor da família, do tempo de qualidade com seus filhos e do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – o que parece quase impossível para muitas de nós -, ela desempenha seu papel também se mostrando uma pessoa vulnerável.”
Patrícia Lima, CEO da Simple Organic
“Como mulher empreendedora, me inspiro muito em pessoas que estão ao meu lado, passando por dificuldades reais, assim como eu. São as que eu consigo trocar e que tenho trajetórias semelhantes, que trabalham sempre com muita ética, inovação e olhar para o futuro. A primeira delas é a Manu Bordasch, do Steal the Look, que hoje é uma das minhas maiores inspirações e tenho orgulho de falar que é uma das minhas melhores amigas. Na mesma conquista, desenvolvimento e batalha, posso falar de Bruna Tavares e de Patricia Bonaldi.
Um nome que eu também não posso deixar de falar, que é a pessoa que mais me inspira e que aprendo muito no dia a dia, é a Vivian Angiolucci, executiva da Hypera, grupo que comprou a Simple Organic. É uma coisa muito válida, você ter pessoas, mulheres que te inspiram e te ajudam a ser uma versão melhor de você mesma.”
Karla Felmanas, vice-presidente da CIMED
“A mulher que mais me inspirou na vida foi a minha mãe, Claudia Marques. Ela que foi fundamental para a Cimed se tornar o que é hoje e trabalhou lado a lado com o meu pai para construir a empresa e a família da qual tenho muito orgulho de fazer parte. Minha personalidade se formou pelo exemplo que tenho dela, tanto no profissional quanto na vida pessoal. Seja pela vontade de realizar e capacidade de motivar as pessoas ou pela força, fé e coragem que ela tinha. Para homenageá-la, nomeamos o nosso centro de pesquisa e desenvolvimento na fábrica em Pouso Alegre de Instituto Claudia Marques.”
Manuela Bordasch, CEO e fundadora do Steal The Look
“Faço parte de uma confraria só de mulheres e tenho o privilégio de ter trocas diárias com quatro empreendedoras que admiro: Thais Roque, Carol Trentini, Jana Rosa e Patrícia Lima. A Patrícia tem uma trajetória muito parecida com a minha e conseguimos trocar muito sobre o nosso dia a dia, dado que nós duas vendemos nossas empresas. Inclusive, atualmente estamos estudando iniciativas para ajudar ainda mais mulheres a seguirem o mesmo caminho.”
Juliana Ferraz, sócia da Holding Clube
“Uma mulher que me inspirou muito, e que segue neste papel até hoje, é a cantora e empresária Preta Gil. Além de ser uma amiga, mulher baiana e fora dos padrões estéticos impostos socialmente, Preta me ensinou a ser multifacetada, já que ela mesma seguiu o sonho de ser cantora e, também, comanda uma empresa de influenciadores e uma PR do Carnaval brasileiro. Ela me ensinou a olhar para a comunicação de uma forma diferente, além de reforçar a importância de valorizar o seguir seus sonhos, crenças e propósitos sem medo.”
Daniela Manique, CEO do Grupo Solvay
“Sendo engenheira química, Marie Curie sempre será uma referência nas suas experiências e descobertas incríveis na área de radioatividade. Ela trouxe esperança para toda uma geração e avanços incalculáveis na ciência e medicina. A única pessoa no mundo a ter dois prêmios Nobel em áreas distintas. Marie formou uma família incrível – sua filha, inclusive, também recebeu um prêmio Nobel.
Na atualidade, uma referência para mim é Michelle Obama. A primeira mulher negra a ocupar a posição de primeira dama dos EUA, foi um modelo de compromisso social e de compreensão da necessidade de diversidade e inclusão como propulsores de crescimento.”
Lígia Buonamici, CEO da Liz Lingerie
“Tive a sorte de trabalhar em uma empresa na qual conheci uma mulher executiva muito forte, chamada Maria do Socorro. Na época, ela era diretora de marketing e produtos e foi a minha grande fonte inspiradora. Fui impactada quando me deparei com essa mulher com apenas 20 anos, porque já era um sonho ter uma independência assim. Acabei trabalhando muito próximo a ela durante oito anos e, no final, acabei me apaixonando por seu filho e estamos casados até hoje. A presença dela em minha vida foi uma grande escola, não só pela parte técnica do trabalho, mas principalmente, como uma mentora.”
Manoela Mendes, diretora do Portfólio Reserve da Diageo
“Uma grande referência que tenho é uma mulher que está bem próxima a mim: a Paula Paschoal, que hoje é diretora do Google Pay para Latam e EMEA. Uma vez Paula disse uma frase que eu sempre lembro: ‘Tá com medo? Vai com medo mesmo!’ Essa frase significa que nós vamos passar por diversas situações em que podem nos deixar em um lugar de vulnerabilidade, porque nem sempre a gente sabe de tudo nem tem todas as respostas. E a gente não tem que saber de tudo. Ainda assim, a gente tem que aproveitar as oportunidades de crescimento que nos aparecem.”
Susanna Marchionni, co-fundadora e CEO da Planet Smart City
“Eu poderia simplesmente dizer que, se você não desistir do seu sonho, irá chegar aonde quer, que o trabalho duro leva ao êxito, e outras frases do tipo. Mas, o que encontramos no mundo real é bem mais difícil. Nos deparamos com obstáculos, pessoas ruins, e desonestas em nosso caminho. Porém, o importante não é não cair e se levantar sem perder o sorriso.
Um sonho que tenho é de, um dia, não ouvir mais falar de liderança feminina – simplesmente de liderança. As mulheres têm que fazer tudo melhor do que um homem para serem julgadas como aptas. Até hoje, sei que posso intimidar homens, mas o tipo de homem que se sente intimidado por mim é exatamente aquele que não quero.”
Anette Rivkind, diretora da Breton
“Desde pequena, meu interesse por decoração foi algo muito latente. Minha mãe, minha maior inspiração, sempre muito elegante, me incentivou e estimulou esse meu lado criativo e empreendedor. Também ressalto a importância de Olga Krell, uma grande mulher, à frente do seu tempo. Ela foi uma grande arquiteta e jornalista e a primeira diretora de redação de uma revista, numa época em que as redações eram majoritariamente masculinas.”
Da Forbes Brasil