23.1 C
João Pessoa
19.9 C
Campina Grande
13.5 C
Brasília

Assembleia mantém ritmo de trabalho aprovando e debatendo projetos para amenizar efeitos da pandemia

Com pouco mais de dois meses de trabalho, o Poder Legislativo Paraibano já debateu, votou e aprovou mais de 1.500 matérias em plenário

Trabalhar cada vez mais em prol do povo paraibano. Com esse lema a Assembleia Legislativa da Paraíba começou o ano de 2021 mantendo o mesmo ritmo acelerado de trabalho com foco em ações e benefícios para amenizar os efeitos da pandemia no Estado, sem perder de vista pleitos e discussões que visem dar mais dignidade à população da Paraíba.

Com pouco mais de dois meses de trabalho, o Poder Legislativo Paraibano já debateu, votou e aprovou mais de 1.500 matérias em plenário. Isso sem falar do árduo trabalho da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que zerou uma pauta de 800 matérias com reuniões que ultrapassaram seis horas de duração. Essa legislatura tem se destacado pelos recordes de produtividade, inclusive com a sessões remotas. Em 2020 a produção foi maior que em 2018, ano sem pandemia e com sessões presenciais. E 2019 foi o ano mais produtivo da história da Casa.

Leia Também

“Os deputados desta Casa chamaram a responsabilidade de enfrentar de frente todos os problemas causados por esta pandemia. São leis que garantem direitos, evitam prejuízos e contribuem para que possamos passar por esse momento crítico auxiliando a população mais vulnerável”, destacou o presidente da Assembleia, Adriano Galdino.

Dentre as matérias aprovadas recentemente, destaca-se o requerimento de autoria de Adriano Galdino solicitando aos reitores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, e da Universidade federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, uma bonificação de ao menos 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que cursaram todo o ensino médio e residem no território paraibano. O parlamentar justifica que a medida estabelece critérios de inclusão regional, bem como estimula o acesso aos estudantes do Estado a universidades. Ele lembra que a iniciativa tem sido cada vez mais frequentes nas Universidades Públicas brasileiras, no intuito de fortalecer a influência regional no ingresso de estudantes ao ensino superior.

Outra iniciativa encabeçada pela ALPB foi o pleito para o fim da suspensão da Operação Carros-Pipa. A Casa de Epitácio Pessoa debateu o assunto, chegando a enviar solicitação formal e a reunir-se com o ministro da Integração para resolver o problema que atingiu milhares de paraibanos que vivem em locais com escassez e água e necessitam deste tipo de abastecimento.

Pandemia

Já as que versam sobre a pandemia, somente este ano destacam-se a que autoriza o Governo do Estado a realizar compra de vacinas contra a covid-19, de autoria de Adriano Galdino; e a de Anderson Monteiro, que multa em até R$ 10 mil quem furar a fila da vacinação contra a Covid-19 e desrespeitar os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para receber a vacina.

Em março, no Mês da Mulher, os deputados aprovaram projetos de lei que beneficiam, protegem e garantem direitos às mulheres paraibanas. Eles votaram favoráveis às matérias que criam a Política Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, além de apoiar e acolher gestantes e parturientes durante endemias, epidemias ou pandemias. Além disso, também foi aprovado projeto que prioriza atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em locais como o Instituto de Polícia Científica.

Campanha

Outra iniciativa que os parlamentares e todos aqueles que fazem a ALPB tem feito é discutir nas sessões mecanismos visem promover o distanciamento social e as medidas sanitárias para evitar a propagação do coronavírus. A Mesa Diretora, inclusive, já se pronunciou e anunciou que a volta dos trabalhos na sede da Casa vai ocorrer de forma gradativa e à medida que os servidores forem vacinados.

O setor de Comunicação da ALPB também tem se esforçado e produzido material educativo em suas campanhas, além de exibir na sua programação vídeos informativos, entrevistas, especiais e debates sobre o delicado momento que passamos e o que podemos fazer para superar as adversidades causadas pela pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

VÍDEOS: Troca de tiros é registrada durante sepultamento de líder de organização criminosa

Uma intensa troca de tiros foi registrada na manhã desta segunda-feira, dia 23, durante o sepultamento do traficante conhecido como "Cara de Chinelo", líder...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#