João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 31.58ºC
IBOVESPA 119622.85
Euro 5.8046
Dólar 5.4176
Peso 0.006
Yuan 0.7466
Associação de bares e restaurantes solicita volta do horário de verão
25/09/2023 / 14:16
Compartilhe:

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) encaminhou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, pedindo a retomada do horário de verão no Brasil, suspenso em 2019.

De acordo com a Abrasel, o retorno do horário de verão no país traria uma série de benefícios “ao setor de bares e restaurantes e a toda a economia”.

“Adotado com sucesso em outras partes do mundo, como na União Europeia e nos Estados Unidos, o horário de verão também traria à população brasileira uma sinalização clara da necessidade de economizar energia e repensar hábitos, aspecto importante para as gerações futuras”, diz a Abrasel.

A associação afirma, ainda, que a adoção do horário de verão “gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento no faturamento entre 10% e 15%”.

“No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país”, diz a entidade, em nota publicada em seu site.

“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

“Além disso, seria favorável para todo o país. Afinal, contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, completa Solmucci.

Governo descarta volta do horário de verão

Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia informou que, neste momento, o país não tem necessidade de retomar o horário de verão.

“Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do horário de verão”, afirmou a pasta.

 

F5online com Metrópoles