João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.99ºC
IBOVESPA 128283.62
Euro 5.5596
Dólar 5.1288
Peso 0.0058
Yuan 0.7102
ATAQUES: Telegram sofre instabilidade devido invasão russa
25/02/2022 / 16:19
Compartilhe:

O cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, apontou na manhã desta quinta-feira (24) que o serviço do mensageiro na Europa pode passar por instabilidades devido ao pico de usuários “sem precedentes”. O aviso foi feito após a invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada durante a madrugada.

Telegram é popular na Ucrânia e na Rússia

Como resultado do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, Durov foi a seu canal pessoal que faz postagens em russo para alertar sobre possíveis falhas no Telegram. “Como resultado, alguns usuários podem enfrentar interrupções intermitentes de curto prazo em vários serviços do Telegram”, escreveu o CEO do mensageiro.

O Telegram é popular tanto na Rússia quanto na Ucrânia. De acordo com dados da consultoria App Annie, o mensageiro foi o terceiro aplicativo mais baixado por ucranianos no último mês para iOS e Android; no país vizinho de dimensões continentais, ele ocupa o primeiro lugar. O app é uma das principais formas de comunicação em ambos os países.

Durov demonstra compreender a delicadeza do momento — o serviço se tornou essencial para manter a conexão entre pessoas envolvidas no conflito:

“Entendemos que hoje as pessoas precisam de comunicação confiável com seus entes queridos mais do que nunca, e fazemos o nosso melhor para manter a velocidade de envio e recebimento de mensagens alta.”

Com a capacidade de criar canais de distribuição de mensagens sem limite de membros, o app atraiu cada vez mais veículos de notícia e políticos no Brasil. Por aqui, a rede está presente em 60% dos smartphones brasileiros.

Em meio à guerra, surgem dúvidas de como o serviço do mensageiro deve ser afetado, especialmente com ameaças de ciberataques, que vêm prejudicando a infraestrutura da Ucrânia.