Exposta na National Gallery, em Londres, o quadro “Os Girassóis”, do pintor holandês Vincent Van Gogh levou um banho de sopa de tomate em protesto realizado por ativistas do grupo Just Stop Oil.
“O que vale mais, a arte ou a vida? A arte vale mais do que comida? Mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?”, afirmou Phoebe Plummer, de 21 anos, enquanto se colava a parede com outra ativista.
Nas redes sociais, um dos objetivos demandados pelo grupo é que o governo do Reino Unido suspenda imediatamente todos os futuros licenciamentos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás.
“A criatividade e o brilho humano estão em exibição nesta galeria, mas nossa herança está sendo destruída pelo fracasso de nosso governo em agir sobre a crise climática e do custo de vida. As 100 licenças de petróleo e gás propostas – parte do interminável culto ao crescimento movido a combustíveis fósseis – destruirão toda a nossa cultura, juntamente com a civilização humana como a conhecemos. Por que estamos protegendo essas pinturas quando não estamos protegendo as milhões de vidas que serão perdidas devido ao clima e ao colapso social?”, diz a publicação no Instagram do Just Stop Oil.
Através de comunicado, a National Gallery disse que há alguns pequenos danos na moldura, mas a pintura – protegida por uma camada de vidro – está ilesa. As duas mulheres foram presas.
Ver essa foto no Instagram
🥫 JUST STOP OIL SUPPORTERS CHOOSE LIFE OVER ART 🥫
🎨 Human creativity and brilliance is on show in this gallery, yet our heritage is being destroyed by our Government’s failure to act on the climate and cost of living crisis.#VanGogh #FreeLouis #FreeJosh #CivilResistance pic.twitter.com/gXXGLsi0ej
— Just Stop Oil (@JustStop_Oil) October 14, 2022