João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 24.41ºC
IBOVESPA 121802.06
Euro 5.7486
Dólar 5.2896
Peso 0.0059
Yuan 0.7298
Atuação do profissional de educação física é destacada nas atividades do João Pessoa Vida Saudável
01/09/2021 / 09:18
Compartilhe:

Nesta quarta-feira (1º) é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. O programa João Pessoa Vida Saudável (JPVS), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), trabalha diretamente com esses profissionais na busca de uma melhor qualidade de vida para a população.

Os educadores físicos atuam no programa incentivando a prática de atividades entre os indivíduos das mais diversas idades e regiões de João Pessoa. Atualmente, a iniciativa, realizada em espaços públicos de lazer, conta com a participação efetiva de cerca de cinco mil usuários.

“Acredito que a importância da nossa atuação no João Pessoa Vida Saudável é proporcionar melhoria da qualidade de vida, da saúde física e mental, influenciando consideravelmente a vida social dos alunos. Vejo que muitos estão ali buscando praticar mais atividade física. Tenho relatos de usuários que mal conseguiam caminhar um quilômetro e hoje participam de corridas de rua”, revelou a educadora física Heloísa Costa.

Atividades orientadas – Todas as atividades realizadas dentro do JPVS são orientadas por educadores físicos. São 39 polos de atuação, incluindo 24 praças públicas, Academias da Saúde, unidades de saúde da família (USF), Centro de Treinamento do Valentina e Ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira.

“Faz muitos anos que faço atividade física, porque tenho diabetes e hipertensão, e a atividade me faz muito bem, física e mentalmente. O profissional de educação física é muito importante na vida de todos que precisam se exercitar, pois nos orientam a fazer os exercícios da maneira correta”, informou Bete Canuto, uma das beneficiadas pelo programa.

Durante as atividades estão sendo respeitados todos os protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social para não gerar aglomeração. Cada aluno deve levar sua garrafa de água para hidratação individual e álcool em gel ou líquido 70% para a higienização das mãos.

Qualidade de vida – De acordo com a coordenadora do JPVS, Ellen Correia, além do incentivo à prática de atividades físicas, os profissionais de educação física procuram levar qualidade de vida aos usuários. “O profissional, no âmbito do SUS, tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas através das ações de promoção à saúde, mediante práticas corporais e atividades físicas de lazer, além de ações educativas. Assim, prevenimos doenças crônicas não transmissíveis, diminuindo o uso de medicamentos e sensibilizando o modo de vida mais saudáveis.”, afirmou.

Serviço – As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e de segunda a quinta-feira, das 16h30 às 19h30. Atividades online também foram incorporadas ao programa como alternativa para os que preferem continuar se exercitando à distância. As lives são exibidas pelo perfil do programa (@jpvs_jp) no Instagram, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, e de segunda a quinta-feira, às 19h30.

Quem pode participar – As atividades são destinadas a pessoas de todas as idades e, para participar, é necessário se dirigir a um dos polos e falar com o profissional de educação física, munido dos documentos pessoais (RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa). Antes de começar a frequentar as aulas, será realizado um cadastro, avaliação física e funcional, além de possíveis encaminhamentos para a equipe da USF de referência.