João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 30.33ºC
IBOVESPA 128896.98
Euro 5.9176
Dólar 5.4291
Peso 0.0059
Yuan 0.7487
Audiência pública na Assembleia Legislativa vai discutir tratamento de câncer na Paraíba
16/11/2023 / 12:54
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) irá promover uma audiência pública para discutir o tratamento de câncer nas unidades de saúde referência no Estado. O requerimento, aprovado em plenário, essa semana, foi de autoria do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) e a sessão deverá acontecer na primeira semana de dezembro. Nas redes sociais, o parlamentar que precisou se licenciar da Casa no mês de abril para retirada de nódulo no joelho, falou sobre a iniciativa e comemorou a aprovação do pedido feito pelo seu gabinete.

“No meu primeiro discurso pós-licença médica me comprometi a abraçar ainda mais a luta contra o câncer durante o mandato. O diagnóstico precoce é essencial, foi decisivo no meu tratamento cirúrgico e a gente precisa discutir alternativas de melhorar a qualidade e a quantidade dos serviços oferecidos em nosso Estado nessa área. O trabalho dos profissionais que atuam nos hospitais de referência como Laureano, FAP, Hospital do Bem, são inegáveis, mas a demanda aumenta a cada dia e a gente precisa encontrar alternativas que consigam dar suporte ao tratamento desses pacientes, bem como assistir os seus familiares, que também acabam vivenciando a doença”, pontuou o deputado.

Durante a sessão que aprovou o requerimento ficou estabelecida a primeira semana do mês de dezembro para a realização da audiência pública, mas a data deverá ser definida e divulgada na próxima semana. “Tenho certeza que a Casa de Epitácio Pessoa estará lotada para discutirmos esse tema tão importante para a nossa sociedade. A maioria da população já precisou lidar com o câncer, seja enquanto paciente, como familiar ou amigo de alguém em tratamento. Vamos convocar a Secretaria de Saúde do Estado, as Secretarias municipais, hospitais de referência, casas de apoio aos pacientes com câncer, para compreendermos as necessidades e encontrarmos alternativas de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, finalizou.

Bandeira permanente – Wilson Filho abraçou a luta contra o câncer como bandeira permanente de atuação do seu mandato desde que retornou da licença médica, em agosto. Por meio do Requerimento 5.355/2023, também aprovado na ALPB, solicitou a ampliação do programa Opera Paraíba para pacientes oncológicos.

“Tenho dialogado com a Secretaria de Saúde a respeito do tema. Em Brasília o governador também falou sobre a ampliação e melhoria dos serviços oncológicos com a ministra Nísia Trindade. Tenho acompanhado de perto esse trabalho da pasta em relação à oncologia e tenho certeza que em breve poderemos comemorar conquistas para os pacientes no Estado”, acrescentou.