João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.27ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.5099
Dólar 5.1163
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Austrália se torna 1º país do mundo a autorizar prescrição de ecstasy para tratamento de transtornos mentais
05/07/2023 / 15:11
Compartilhe:

A Austrália se tornou, no último sábado (1), o primeiro país do mundo a legalizar a prescrição clínica de MDMA, mais conhecido como ecstasy, e psilocibina – o principal ingrediente psicoativo dos cogumelos alucinógenos – para determinados transtornos mentais.

Psiquiatras autorizados poderão prescrever MDMA para o tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e psilocibina para depressão resistente ao tratamento, de acordo com uma resolução de fevereiro. Ambas as drogas são ilegais na Austrália.

“A psilocibina e o MDMA são relativamente seguros quando usados ​​em um ambiente medicamente controlado sob a supervisão de profissionais de saúde adequadamente treinados e nas dosagens que foram estudadas em ensaios clínicos”, disse a Administração de Produtos Terapêuticos da Austrália (TGA, na sigla em inglês) ao anunciar a mudança.

No entanto, alguns psiquiatras e pesquisadores estão preocupados de que a mudança possa ser prematura, uma vez que os medicamentos em questão ainda estão sendo testados em ensaios clínicos e não foram formalmente aprovados para o tratamento de quaisquer transtornos de saúde mental pela Food and Drug Administration (FDA), órgão de saúde norte-americano, para uso clínico.

“É cedo em comparação com o processo usual de desenvolvimento e lançamento de novos tratamentos”, disse a psiquiatra clínica Dra. Colleen Loo, professora de psiquiatria da Universidade de New South Wales e do Black Dog Institute em Sydney.

“A questão principal é que o público entenda isso, e não pense que a TGA disponibilizando esses medicamentos significa que o nível de evidência de eficácia e segurança é comparável ao normalmente exigido para novos tratamentos, antes de serem aprovados para uso clínico”, disse Loo, que fazia parte de um comitê diretor do Royal Australian and New Zealand College of Psychiatrists (RANZCP).

A Austrália pode ser o primeiro país a regulamentar o uso terapêutico de MDMA e psilocibina, mas não é o único a inaugurar uma nova era da medicina psicodélica.

F5 com informações da CNN Brasil