João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 28ºC
IBOVESPA 129320.96
Euro 5.935
Dólar 5.4484
Peso 0.0059
Yuan 0.7498
Autista de 8 anos é a primeira criança a receber dose de vacina infantil contra Covid, em João Pessoa
16/01/2022 / 17:37
Compartilhe:

A primeira criança a se vacinar contra Covid-19 em João Pessoa foi um menino de 8 anos com autismo. Miguel Elias Lima Cordeiro mora no bairro Colinas do Sul e esperava o início da imunização, que começou neste domingo (17), às 8h, para crianças que têm entre 5 e 11 anos com deficiência ou comorbidades.

Menino com microcefalia é a primeira criança vacinada contra Covid-19 na Paraíba
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Margareth Diniz, cerca de 80 mil crianças deverão ser imunizadas na Capital, após a ampliação para outros grupos dentro dessa faixa etária.

“A princípio serão os grupos prioritários. Na sequência, nós ampliaremos essa vacinação e esperamos que, em dois meses, tenhamos atingido nosso público-alvo”, afirmou Margareth Diniz.

Os pontos de vacinação para o público infantil neste domingo foram o Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa, e na Bica (Parque Arruda Câmara), que funcionam até 16h. Conforme a Secretaria de Saúde, serão incluídas posteriormente as crianças indígenas, quilombolas, aquelas que vivem em lar com pessoas de alto risco para evolução grave de Covid-19 e as crianças sem comorbidades em ordem decrescente de idade.

Para o público infantil, está sendo aplicado o imunizante da Pfizer, com dose reduzida, que equivale a 1/3 da dose aplicada em adultos. Para garantir que a vacinação se tornasse um momento menos tenso, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realizou uma ação com cultura e arte para ajudar os pais enquanto aguardavam a vacinação de seus filhos.

Os pequenos contaram com atrações como palhaços e teatrinho na Bica. Na Lagoa, houve apresentação da Banda ‘Tá Beleza’, um grupo de artes, com personagens infantis e heróis de histórias em quadrinhos.

Ministro da Saúde na Paraíba
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou neste sábado (15), que o governo federal está tranquilo em relação à quantidade de doses disponíveis para a vacinação de crianças contra a covid-19 no Brasil.

A afirmação foi dada durante uma ação no Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para reforço da vacinação contra a Covid-19 e testagem de funcionários.

Queiroga cumpriu agenda institucional durante o sábado e havia sido convidado pela secretária de saúde para participar da vacinação de crianças em João Pessoa. Ele acompanharia o momento em que a primeira criança seria vacinada na capital paraibana, mas não compareceu.

Na segunda-feira (17), o ministro retorna ao ofício e cumpre agenda oficial em Monteiro, no Cariri paraibano, para participar da testagem para diagnóstico da Covid-19, que acontece a partir das 11h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes.