João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.52ºC
IBOVESPA 143725.37
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Autoridades dizem que alta de casos de metapneumovírus na China já era esperada
08/01/2025 / 16:42
Compartilhe:

O inverno na China trouxe um aumento de infecções respiratórias, com destaque para o metapneumovírus humano (HMPV), um vírus que pode causar doenças respiratórias superiores e inferiores em pessoas de todas as idades. Apesar da atenção recente ao HMPV, especialistas esclarecem que ele não é novo e circula regularmente no inverno e na primavera.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China, o aumento de infecções respiratórias, incluindo gripe sazonal e vírus sincicial respiratório (VSR), está dentro do esperado para a época. A utilização hospitalar no país também é menor do que no mesmo período do ano passado, e não houve declarações de emergência relacionadas a essas doenças.

O que é o HMPV e como ele se manifesta?

Identificado pela primeira vez em 2001, o HMPV é um vírus comum associado a sintomas como tosse, febre, congestão nasal e falta de ar. Ele se espalha por gotículas respiratórias de tosse ou espirro e pelo contato com superfícies contaminadas.

Embora a maioria das infecções seja leve, crianças pequenas, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos estão mais suscetíveis a complicações graves. Estima-se que o HMPV seja responsável por 10% a 12% das doenças respiratórias em crianças, sendo que a maioria das pessoas tem contato com o vírus antes dos cinco anos de idade.

Prevenção e cuidados

As medidas de prevenção são similares às de outros vírus respiratórios, como gripe e Covid-19. Especialistas recomendam:

  • Ficar em casa ao apresentar sintomas.
  • Usar máscaras em locais fechados ou mal ventilados.
  • Cobrir a tosse e o espirro com lenços.
  • Manter a ventilação dos ambientes.

Para os casos leves, o tratamento inclui repouso, hidratação e cuidados básicos. Em casos mais graves, é importante procurar orientação médica.

Números de casos e comparativos

O HMPV tem apresentado um aumento gradual, mas ainda representa uma porcentagem menor de infecções respiratórias em comparação a outros vírus, como a gripe e a Covid-19. Dados do final de dezembro mostram que apenas 1,94% dos casos respiratórios testaram positivo para HMPV, contra 18,71% para gripe e 7,10% para Covid-19.

O cenário reforça a importância de medidas preventivas e a conscientização da população sobre os cuidados com a saúde, especialmente durante a temporada de vírus respiratórios.