João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.06ºC
IBOVESPA 124729.4
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Auxílio taxista: motoristas recebem primeiras parcelas a partir desta terça (16)
16/08/2022 / 11:58
Compartilhe:

Começa a ser paga nesta terça-feira (16) as duas primeiras parcelas do Auxílio Taxista, benefício emergencial que deve contemplar cerca de 245 mil taxistas em todo o país. Como cada parcela equivale a R$ 1 mil, cada motorista receberá R$ 2 mil neste mês.

Intitulado Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis – BEm Taxista será pago aos profissionais para compensar os efeitos do aumento no preço dos combustíveis. Têm direito ao benefício os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará para prestação do serviço cadastrado nas prefeituras em vigor no dia 31 de maio de 2022.

De acordo com o Ministério do Trabalho, não há necessidade de qualquer ação por parte dos taxistas. Os dados dos trabalhadores são cadastrados pelas prefeituras municipais, levando em conta um calendário, e enviados para análise. A partir daí, a Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal, faz a análise e o cruzamentos dos dados recebidos, para identificar os profissionais elegíveis a receber o benefício.

Numa primeira etapa, o cadastro feito até o dia 2 de agosto neste link. Uma nova oportunidade foi aberta às prefeituras que não conseguirem atender ao primeiro prazo, entre os dias 5 a 15 de agosto. A data limite para envio dos cadastros será 11 de setembro.

Calendário

As duas primeiras parcelas, referentes aos meses de julho e agosto, estão sendo pagas em 16 de agosto.

Uma segunda data de pagamento das duas primeiras parcelas foi determinada para o dia 30 de agosto – nesse dia, vão receber os taxistas das cidades cujas prefeituras perderem o primeiro prazo para enviar os dados dos trabalhadores ao governo.

A previsão é que o pagamento das parcelas do auxílio aos taxistas de todo o país seja realizado até dezembro.

Ministério do Trabalho/Divulgação

Pagamento 

Os valores serão creditados em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa em nome dos beneficiários, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. Não há necessidade de cadastro ou de envio de dados de conta para o depósito. Caso o beneficiário não movimente a conta em até 90 dias, os recursos ora depositados serão recolhidos ao Tesouro Nacional.

Calendário do Auxílio Taxista 2022
Parcela                                              Data de pagamento
1ª e 2ª parcelas                                         16/8
1ª e 2ª parcelas (repescagem)                  30/8
3ª parcela                                                   24/9
4ª parcela                                                   22/10
5ª parcela                                                   26/11
6ª parcela                                                   17/12

F5 Online com informações da Agência Brasil