22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

Bactéria no cérebro: como se pega tipo de meningite de Paulinha Abelha?

Em coma, a cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, foi diagnosticada na noite desta quinta-feira (17) com uma bactéria no cérebro, quadro conhecido como meningite.

A assessoria da cantora já tinha informado que ela estava com insuficiência renal, que é quando os rins não conseguem realizar a função de filtrar o sangue. Durante a noite, a equipe comunicou que a cantora foi transferida do Hospital Unimed, em Aracaju, para o Hospital Primavera, na mesma cidade.

Leia Também

No domingo (13), Paulinha estava em turnê com a banda em São Paulo quando passou mal e foi hospitalizada assim que desembarcou na capital sergipana.

O que é meningite?

As meninges são membranas de tecido conjuntivo que envolvem o cérebro e a medula espinhal, com o objetivo de proteção. São elas, de fora para dentro:

  • Dura-máter;
  • Aracnóide;
  • Pia-máter.

Quando uma bactéria ou um vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e chegar às meninges, elas se inflamam e causam as meningites.

É uma doença considerada grave, bastante contagiosa e que pode provocar até morte. O problema pode ser causado por diversos agentes, mas os provocados por vírus e bactérias são os mais comuns.

Também existem tipos menos frequentes de meningite, como as causadas por fungos e parasitas, além das não infecciosas.

Como é transmitida?

Em geral, a transmissão da meningite bacteriana é de pessoa para pessoa, por meio de gotículas e secreções liberadas pelo nariz e garganta. De acordo com o CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças, nos Estados Unidos), aproximadamente uma em cada dez pessoas é portadora do meningococo no nariz ou na garganta, sem apresentar qualquer sintoma.

Tipos e causas

As meningites bacterianas e virais são as mais importantes em termos de saúde pública, por sua capacidade de causar surtos. A meningite meningocócica (causada pela bactéria Neisseria meningitidis) é a mais grave, mas outros organismos também podem estar envolvidos. Em geral, a incidência das bacterianas é mais comum no outono e no inverno e das virais, na primavera e no verão.

No caso das bactérias, as principais causadoras da meningite são a Neisseria meningitidis (meningococo), Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Haemophilus influenzae. Streptococcus do grupo B, Listeria monocytogenes, Escherichia coli e Treponema pallidum também podem causar a doença, porém com menor frequência. O bacilo de Koch, um tipo de micro-organismo um pouco diferente que causa a tuberculose também pode, em certos casos, provocar meningite.

Sintomas de meningite

Febre (de início súbito)

  • Dor de cabeça
  • Rigidez do pescoço
  • Mal-estar
  • Náusea
  • Vômito
  • Sensibilidade à luz
  • Confusão mental
  • Manchas vermelhas na pele (em alguns casos)

Na suspeita da doença, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Como tratar

No caso das meningites bacterianas, é feito com antibióticos aplicados na veia. Nesse caso, é necessária a internação hospitalar. Quanto mais rápido o tratamento começar, menor a possibilidade do quadro evoluir mal.

Tem cura?

Sim, a maioria dos casos evolui para a cura, mas é fundamental que os cuidados sejam iniciados o quanto antes, principalmente no caso da meningite bacteriana. O risco de morte por meningite meningocócica é alto —de 10% a 20%, segundo a Sbim (Sociedade Brasileira Imunizações), podendo chegar a 70% se houver infecção generalizada (meningococemia).

 

Viva Bem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

São João de Campina Grande: veja as atrações que se apresentam hoje no Parque do Povo

Felipe Araújo, Ton Oliveira, Fabrício Rodrigues e Diego Santana, estarão no palco principal do Parque do Povo na noite deste sábado em Campina Grande....

SALÁRIO: Prefeitura de João Pessoa antecipa pagamento de junho e anuncia aumento de 10 %

O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta segunda-feira (20), o reajuste linear de 10% para todos os servidores do Município de João Pessoa (exceto àquelas...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#