A bancada de senadores do partido Progressistas (PP) oficializou, nesta quarta-feira (23), o apoio à candidatura do senador Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado.
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), juntamente com os senadores Dr. Hiran Gonçalves (PP-RR), Laércio Oliveira (PP-SE) e Castellar Neto (PP-MG), posaram para uma foto ao lado de Alcolumbre, na sede do partido no Congresso Nacional, para formalizar o apoio.
Também esteve presente o líder da Maioria no Congresso, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que reforçou a aliança da legenda com o candidato. Aguinaldo afirmou: “Davi tem todas as qualidades necessárias para conduzir o Senado com firmeza, equilíbrio e competência. Ele já demonstrou sua capacidade de articulação e liderança no comando da Casa e, com certeza, fará uma gestão voltada para o interesse do país.”
Quando questionado sobre quais bancadas ainda pretende procurar para consolidar sua candidatura, Alcolumbre foi objetivo: “com quem quiser conversar comigo”. Nas redes sociais, o senador Ciro Nogueira elogiou a candidatura de Alcolumbre.
“Acreditamos que Davi Alcolumbre possui a experiência e o preparo necessários para realizar uma excelente gestão e conduzir o Senado com independência e altivez, fortalecendo a Casa como o palco das grandes decisões do país e priorizando, acima de tudo, o interesse dos brasileiros”, escreveu Nogueira.
Davi Alcolumbre já foi presidente do Senado entre 2019 e 2021 e é um dos principais nomes cotados para suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG) a partir de 2025. Atualmente, Alcolumbre preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, um dos órgãos mais importantes da Casa.
O deputado Aguinaldo Ribeiro também conta com o voto de sua irmã, senadora Daniela Ribeiro, filiada ao PSD, que deve apoiar a candidatura de Alcolumbre.