João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 23.12ºC
IBOVESPA 122898.8
Euro 5.7212
Dólar 5.2585
Peso 0.0059
Yuan 0.726
Banco do Nordeste apresenta linha de crédito para obras de infraestrutura ao governo da Paraíba
02/03/2023 / 09:38
Compartilhe:

Em audiência realizada durante a semana na Secretaria de Planejamento do Governo da Paraíba, o Banco do Nordeste apresentou uma linha de crédito específica para financiar obras de infraestrutura conduzidas pelas gestões estaduais. O Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro) disponibilizará o montante de U$ 300 milhões operados pelo BNB e destina-se à elaboração de projetos, gestão de programas, apoio técnico às cadeias produtivas e obras de infraestrutura múltiplas.

O recurso é oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como exemplos de aplicabilidade obras de rodovias, parques tecnológicos, geração de eficiência no uso da água, gestão de resíduos sólidos e logística reversa nas cadeias produtivas. O diretor de Planejamento do BNB, Bruno Pena, juntamente com o superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, João Robério Pereira, estiveram ao encontro acompanhados do superintendente do BNB na Paraíba, João Nilton Castro Martins e equipe estadual, para detalhar as atividades que podem ser financiadas.

O secretário de Planejamento do Governo da Paraíba, Gilmar Martins, e o diretor Executivo de Gestão Estratégica e Captação de Recursos, Álvaro Paiva, acompanharam as explicações de aplicabilidade da fonte. “Esse é um instrumento que o banco passa a operar com o objetivo de fortalecer a parceria com os governos estaduais e cumprir a nossa missão de banco de desenvolvimento”, destaca o diretor Bruno Pena.

As condições do crédito são de até 300 meses para quitação e 60 meses de desembolsos. Além disso, os projetos podem contar com até 66 meses de carência e 234 meses de amortização. Na oportunidade, o secretário estadual Gilmar Martins apresentou um grupo de projetos elaborados pela gestão estadual que pode angariar recursos do Prodepro.

O superintendente João Nilton Castro deve receber até o fim da semana a indicação de projetos com perfil ao financiamento. “Teremos o mês de março para definirmos com o ente estatal quais enquadram-se ao crédito, a fim de viabilizar a execução dessas importantes obras para o estado”, ressalta.