João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.98ºC
IBOVESPA 135162.15
Euro 6.1498
Dólar 5.5521
Peso 0.0058
Yuan 0.7827
Banco do Nordeste impacta 500 produtores com ‘Dias de Campo’ sobre pastejo direto da palma forrageira
31/05/2024 / 17:40
Compartilhe:
Encontros contemplaram produtores de oito bacias leiteiras do estado

Com o objetivo de capacitar os produtores rurais da Paraíba sobre o pastejo direto rotacionado da palma forrageira na alimentação dos rebanhos, o Banco do Nordeste e instituições parceiras concluíram uma rodada de ‘Dias de Campo’, impactando diretamente cerca de 500 produtores. Os cinco encontros contemplaram oito das principais bacias leiteiras do estado, nos territórios do Médio Sertão, Médio Piranhas, Vale do Piancó, Cariri Oriental, Curimataú, Alto Sertão, Vale do Piranhas e Cariri Ocidental.

Para os produtores, os eventos realizados nos meses de abril e maio representaram uma oportunidade de conhecer esse inovador manejo do cultivo da palma. A programação faz parte das ações de difusão tecnológica executadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, que busca organizar cadeias produtivas de atividades potenciais do estado, tanto urbanas quanto rurais, de forma integrada à oferta de crédito, visando a impulsioná-las.

As propriedades onde foram demonstrados os benefícios são sediadas em Brejo do Cruz, Itaporanga, Caturité, Poço Dantas e nas fronteiras dos municípios de Gurjão, Juazeirinho e Soledade. Uma das propriedades que já utiliza a palma na alimentação animal é a Fazenda 2R, localizada no município de Itaporanga. O proprietário Reinaldo Fonseca explica que passou a utilizar o manejo de pastejo direto rotacionado da palma e conquistou um importante diferencial em termos de produtividade e custos com a alimentação do rebanho.

“Tivemos necessidade de melhorar o manejo da palma, pois, no plantio tradicional, o meu colaborador ia até a roça cortar a palma, depois triturar, e servir para os animais no cocho. Isso demandava tempo de trabalho. Com a consultoria da Fazenda Eficiente, implantei o pastejo direto no sistema rotacionado, onde os próprios animais vão até a lavoura para colher seu alimento. Dessa forma, diminuímos a mão-de-obra e o gado produz muito leite, principalmente no período seco”, avalia Reinaldo Rodrigues Fonseca.

O gerente executivo do Desenvolvimento Territorial do BNB na Paraíba, Izidro Soares, destaca que outros territórios e municípios já estão espontaneamente demandando os Dias de Campo com o objetivo de disseminar conhecimentos para a otimização da produtividade. “Os Dias de Campo são momentos de difusão de novas tecnologias e conhecimentos práticos, em que os produtores podem conhecer metodologias mais adequadas às características da nossa região, e assim ter o apoio de crédito para desenvolver sua atividade de forma qualificada”, destaca.

O Banco do Nordeste oferece suporte financeiro para o plantio da palma, inclusive para o sistema em piquete, além da energia solar para viabilizar os custos e a irrigação, no âmbito de linhas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), Agroamigo, Programa Mais Alimentos e FNE Rural.

Dentre os parceiros na realização dos ‘Dias de Campo’, destacam-se a Fazenda Eficiente, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, prefeituras, secretarias municipais, laticínios e os proprietários das fazendas nas quais foram realizadas as capacitações.