Se tem uma certeza em todo o fim de semana com Grande Prêmio na Fórmula 1 é que, no Brasil, a corrida será um dos temas mais comentados no Twitter nas manhãs de domingo.
O retorno da F1 à Band não apenas concretiza a paixão nacional pelas corridas, como também coloca a emissora novamente no topo dos assuntos em alta. E não faltam elogios à transmissão da emissora.
Quando a Band iniciou as transmissões da F1, em março, o então recém-contratado narrador Sérgio Maurício revelou ao LANCE! qual seria a nova cara da competição após cerca de 30 anos na TV Globo. Para ele, a Fórmula 1 seria tratada “como uma rainha”. O comentário concorda com uma frase elogio dos internautas nas redes sociais.
Finalmente a F1 está sendo tratada como merece – escreve um torcedor, em março. De fato, a transmissão esportiva da Band exala bastidores no paddock, com Mariana Becker, além de uma equipe recheada de grandes nomes, como Reginaldo Leme e outros ex-Globo.
O alto investimento em pagar para a FIA os valores da exibição da categoria – descartados pela Globo em 2020 -, o anúncio de uma equipe de comentaristas e especialistas em F1 e o destaque dado pelo canal às corridas culminam em uma chuva de elogios dos torcedores à Band. E todo domingo pela manhã é um comentário novo.
– A F1 na tela da Band é leve, com muita informação e com a Mariana Backer descontraída, despojada. Sérgio Maurício é um fenômeno. O papo rola de forma natural e tudo fica sereno. É muito bom de assistir. Reginaldo Leme dispensa comentários e Giaffone é muito bom – comenta o jornalista do canal Heverton Guimarães.
As últimas etapas da corrida foram decisivas para a audiência na TV aberta.
Segundo o site Teleguiado, às 10h45 a Band conseguiu ultrapassou a Globo.
Os números preliminares do Ibope indicavam 5,9 pontos para a Fórmula 1 e 5,8 para o Esporte Espetacular. A Band atingiu o pico de audiência, com 6,1 pontos, às 11h44, segundo o TV POP. A emissora continuou na liderança durante a comemoração e cerimônia de premiação do torneio.
A grade de programação da Band também foi alterada para ter ao longo do fim de semana uma cobertura completa dos dias de corrida. Desde os primeiros testes de pneu até a bandeirada final. A “rainha” citada por Sérgio ainda conta com a narração ao vivo por rádio e a participação da BandSports, na TV fechada.
Em audiência, a Band alcançou picos de liderança, superando a Globo, por alguns minutos ao longo de toda a temporada nos quase 10 meses de F1. Porém, no geral, a emissora pode celebrar uma frequência de segundos lugares em boa parte dos GPs. As primeiras corridas, até maio, por exemplo, guardaram à Bandeirantes uma média de cerca de 4 pontos nos índices do Ibope
Informações: Blog do BG e Terra