João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.63ºC
IBOVESPA 127108.22
Euro 5.8968
Dólar 5.4177
Peso 0.006
Yuan 0.7446
Banda ‘Os Gonzagas’ lança música em homenagem aos 436 anos de João Pessoa
05/08/2021 / 07:50
Compartilhe:

A programação da Festa das Neves terá, na noite desta quarta-feira (4), um momento muito especial. O grupo paraibano ‘Os Gonzagas’ vai lançar uma música em homenagem à cidade, valorizando seus eventos culturais, personagens, e os vários recantos, desde o Porto do Capim, onde nasceu a Capital paraibana, com todos os seus atrativos. Assim, a Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), presta uma bela homenagem à cidade que tem o privilégio de ver o sol nascer primeiro. A programação tem início às 19h e será transmitida pelo YouTube, nos canais da Prefeitura e da Paróquia.

“É uma música feita em homenagem à cidade de João Pessoa e que foi construída a partir de muita conversa nossa com eles. Os Gonzagas tocam essa música hoje, na live da Catedral de Nossa Senhora das Neves. É uma contribuição da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope, para marcar esse momento. É uma música que fala sobre as nossas identidades, as nossas origens e a capacidade que João Pessoa tem de se voltar para o cuidado com as pessoas”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Yuri Gonzaga, que assina letra e música em parceria com Maria Camila, relatou que o processo de composição foi muito interessante porque resolveram embarcar numa pesquisa sobre a cidade. Por serem de João Pessoa, sabem de muita coisa, mas a ideia foi se aprofundar. “Esse foi o ponto de partida principal, de onde a gente extraiu essa inspiração tanto para a letra quanto para a melodia”, declarou.

A pesquisa, conforme Yuri, incluiu várias características da cidade, tanto do ponto de vista geográfico, arquitetônico, como das pessoas ilustres que fazem parte da história, gastronomia, expressões linguísticas. A cidade, conforme o músico, possui uma história plural e existem várias formas de se pensar no lugar que inspira tanto amor e onde o povo se reconhece nos símbolos e nas características que a música traz.

Yuri e Camila acharam, inclusive, que era tanta informação que seria difícil colocar tudo numa música. De fato, não entrou tudo, mas muito foi incluído. Ao criar o arranjo, há um trecho que é uma ciranda. Nela, são citados diversos detalhes para tentar englobar o máximo possível das características visíveis da cidade e que foram reforçadas durante a pesquisa.

“E nada mais justo do que uma música dessa ser lançada no período da Festa das Neves, aniversário da cidade de João Pessoa. Estamos muito felizes com isso, porque traz esse sentimento de pertencimento, de amor à nossa terra. No fim, é esse o intuito da gente, de contribuir à nossa maneira, com o nosso olhar, com nossa poesia, com nossa música”, declarou Yuri.

Para ele, há um sentimento de orgulho da cidade, da cultura e isso, conforme o músico, está cada vez mais forte através da música em especial. “Os artistas daqui se reconhecem como paraibanos, como pessoenses, e tentam levar isso por onde passam, com orgulho, com alegria em carregar toda essa força que é o povo de João Pessoa, nossa história, nossas belezas, não só naturais, mas também a beleza das pessoas e das nossas expressões”, completou.