O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso cumprimentou o novo presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB), pela posse no cargo, durante a sessão de abertura do ano legislativo no Congresso Nacional, na tarde desta segunda-feira (3/2).
Apoiado por partidos governistas, de centro e da oposição, Hugo Motta foi eleito no sábado (1°) como presidente da Câmara Federal com 444 votos. Ele comandará a Casa pelos próximos dois anos e assume no lugar de Arthur Lira (PP-AL), que presidiu a Câmara nos últimos quatro anos e apoiou seu sucessor.
Com o placar de sua eleição, Motta se tornou o segundo presidente com maior número de votos para o comando da Casa – ficou atrás apenas de seu antecessor, Arthur Lira, que recebeu 464 votos em 2023. Aos 35 anos, o paraibano também acumula o feito de ser o congressista mais novo a assumir a presidência da Câmara Federal.
“Cumprimentar o deputado Hugo Motta, que obteve 444 votos na sua eleição para presidente da Câmara dos Deputados. 444 em 513 deputados, a segunda maior votação já registrada na Câmara dos Deputados”, afirmou Barroso, ressaltando o “compromisso do poder judiciário de sermos parceiros em tudo aquilo em que à luz da Constituição seja bom para o Brasil.”
“Pensamento único só existe nas ditaduras. A característica da democracia é a divergência com civilidade e a capacidade de diálogo e de colocar argumentos na mesa”, declarou o presidente do STF durante a mensagem do Judiciário na abertura dos trabalhos legislativos de 2025.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp