O município de Bayeux subiu posições significativas no Índice de Transparência da Gestão Pública (ITGP), ferramenta de avaliação desenvolvida pelo Instituto Soma Brasil, com o objetivo de medir o nível de transparência, governança e integridade dos municípios brasileiros.
De acordo com o novo relatório, no primeiro semestre da gestão da prefeita Tacyanna Leitão, Bayeux passou de 8º para a 4º lugar no ranking, representando um avanço significativo em relação à avaliação anterior.
“O resultado reflete o esforço da nossa gestão em aprimorar o acesso às informações públicas, garantir mais clareza na aplicação dos recursos e fortalecer os canais de comunicação com os cidadãos. Vale lembrar que estamos em 10 meses da nossa gestão e esse resultado mostra que o município tem se empenhado em garantir uma gestão cada vez mais transparente e responsável. Transparência é sinônimo de respeito ao cidadão e de compromisso com o uso correto do dinheiro público”, afirmou Tacyana.
A secretária de Controle, Transparência e Fiscalização, Anna Macena, explicou que na atual gestão (2025–2028), a transparência tem sido tratada como uma prioridade. Ela disse ainda que a pasta vem adotando medidas concretas para corrigir inconformidades e aprimorar continuamente a disponibilização de informações públicas em todas as áreas da administração.
“Como exemplo desse compromisso, o índice Turmalina já alcançou 100%, e o município apresentou avanço real, subindo quatro posições em relação ao último levantamento. Ficamos, inclusive, a apenas um ponto da categoria “regular”, o que demonstra o progresso e o empenho da equipe em tornar a gestão cada vez mais transparente e acessível à população”, comentou a secretária.