
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que quatro milhões de beneficiários precisam realizar a prova de vida. O aviso foi enviado através do extrato bancário do pagamento do benefício. Segundo o órgão, essas pessoas não conseguiram realizar a prova de vida automaticamente pelos sistemas da autarquia.
Para evitar o bloqueio dos pagamentos, os beneficiários alertados têm um prazo de 30 dias, contados a partir da data do aviso, para regularizar a situação. Para realizar a prova de vida, é necessário acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, fazer login e seguir as instruções para o reconhecimento facial, se solicitado.
Além disso, em alguns bancos, a prova de vida pode ser feita presencialmente na agência responsável pelos pagamentos, mediante apresentação de documento oficial com foto. Algumas instituições financeiras também permitem a realização do procedimento online, através de suas plataformas.
O INSS alerta que não realiza visitas domiciliares com servidores para coletar documentos ou efetuar a prova de vida. O órgão destaca que não entra em contato direto para solicitar a prova de vida, e que nenhum servidor faz ligações, mensagens, SMS ou e-mails para pedir que o procedimento seja realizado ou ameaçar o bloqueio do benefício. O instituto recomenda que os beneficiários desconfiem de qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais e nunca compartilhem dados pessoais, senhas ou documentos por telefone ou mensagem.