João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.89ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.816
Dólar 5.425
Peso 0.006
Yuan 0.7476
Você conhece os benefícios do seguro empresarial? Entenda neste texto
30/01/2023 / 20:49
Compartilhe:

No mundo do empreendimento, é muito comum que os empresários enfrentem riscos na condução das atividades das empresas. Por conta disso, é fundamental que tenham um seguro, cujo um dos principais benefícios do seguro empresarial é o resguardo das conquistas.

O seguro empresarial tem o intuito de amenizar ocorrências inesperadas, sendo uma forma para os empresários se prevenir de possíveis danos aos seus negócios ou aos funcionários. Atualmente, existem uma grande variedade de seguros empresariais ainda no Seguros BB, confira!

O que é o seguro empresarial?

O seguro empresarial é definido como uma forma de seguro que tem como objetivo proteger as empresas contra imprevistos decorrentes de roubo, incêndio, desastres naturais, dentre outros previstos no contrato. Convém destacar que, dependendo da empresa, o seguro empresarial pode ser obrigatório, entretanto, é recomendado contratar o seguro para evitar qualquer risco à empresa.

Existem vários tipos de seguros, cada um atende uma necessidade diferente para as empresas. Os tipos mais comuns de seguro empresarial são:

  •     Seguro de vida: esse é um dos seguros mais importante, tem como finalidade dar garantias aos funcionários, cobrindo acidentes que resultam em morte ou invalidez, no entanto dependendo da ocupação do colaborador, o seguro pode ser obrigatório;
  •     Seguro de saúde: esse seguro também beneficia o funcionário, permite que o colaborador tenha um suporte para cuidar da sua saúde em casos de doenças graves. Essa é mais uma forma da empresa mostrar que valoriza os seus funcionários, resultando em uma motivação para prestar serviços de qualidade;
  •     Seguro de responsabilidade civil: A finalidade do seguro de responsabilidade civil é proteger os recursos financeiros da empresa, caso ela sofra ações judiciais ou reclamações de terceiros, como clientes e funcionários. O seguro não resguarda financeiramente somente a empresa, como também permite que ela tenha mais segurança em suas atividades;
  •     Seguro odontológico: O seguro odontológico visa cobrir os cuidados bucais dos colaboradores, como exames, consultas e internações para o tratamento odontológico.

Desse modo, contratar seguro irá trazer diversas vantagens para seu negócio, os seguros podem ajudar na credibilidade da empresa, aumentando a confiança dos parceiros comerciais por exemplo. A maioria das empresas exige que os funcionários ou parceiros comerciais tenham seguro empresarial, para se protegerem de possíveis perdas financeiras.

Benefícios do seguro do seguro empresarial

Um dos principais benefícios do seguro empresarial é a proteção de bens essenciais, é fundamental que empresas pequenas tenham esses bens protegidos de riscos. Contratar seguro pode tornar esses prejuízos em pequenos incômodos, evitando arcar com os danos sozinho.

Isso significa que, ter um seguro, permite proteger seu negócio de diversos prejuízos financeiros, seja por furto ou por um dano elétrico no maquinário. Além disso, o seguro empresarial atende as necessidades de cada empresa, por isso possui um tipo específico para cada ramo de atuação.

Acidentes de responsabilidade civil são bastante frequentes e causam um grande impacto ao negócio, os colaboradores são o motor das empresas, por conta disso, é importante garantir a segurança deles.

O que o seguro empresarial cobre?

‌O seguro empresarial pode cobrir diversas coisas como imóveis, estoque, recursos humanos, responsabilidade civil e etc. Também pode cobrir questões como saúde, vida, odontológico ou riscos, que beneficia os funcionários de forma direta e torna o negócio bem-visto no mercado.

Existem seguros que dependem do ramo de atuação da empresa, como o de responsabilidade civil utilizado pelas construtoras, para impedir danos causados às pessoas ou bens de uma obra.

Quem pode contratar um seguro empresarial?

Qualquer empresa pode ter o direito de contratar o seguro empresarial, desde que ela contrate uma seguradora para a realização desse serviço. O acionamento e recebimento vai depender das cláusulas que são estabelecidas na apólice.

Em relação aos seguros de vida, odontológico e de saúde oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores, são facultativos em alguns casos, isto é, nem sempre serão oferecidos aos colaboradores. Porém, o seguro de vida pode ser obrigatório caso a empresa esteja enquadrada nos seguintes segmentos:

  •     Indústrias;
  •     Bar, padaria, buffet, pizzarias, churrascarias e restaurantes;
  •     Postos de gasolina;
  •     Construção civil;
  •     Condomínio;
  •     Comércio de alimentos em varejo;
  •     Hospedagem, hotéis e motéis.

Além desses, o seguro pode ser obrigatório em outros segmentos dependendo do estado. Por conta disso, é importante se atentar na legislação estadual, para não correr nenhum tipo de dano.

Cuidados ao escolher um seguro

‌O aspecto principal a ser analisado é o impacto que um dano pode causar na sua empresa. É importante entender que questões como o tamanho da empresa, os equipamentos que possui e a localização das instalações podem atuar de forma positiva ou negativa nos valores a serem pagos para a seguradora.

No entanto, o corretor de seguros encarregado auxilia a determinar as espécies de cobertura mais apropriadas para a empresa, de acordo com os riscos mais notáveis. Também é fundamental que o empresário, esteja na apuração das avaliações, assim poderá ser retirado alguns riscos de contrato, por achar que não há ameaças reais ao empreendimento.

Contratar seguro é mais vantajoso e econômico do que deixar que o pior aconteça, preservar suas conquistas é o investimento mais importante para seu negócio. Conte com os Seguros BB para proteger a sua empresa e impedir os graves impactos desses imprevistos.