A Polícia Federal com o apoio da SUDEMA e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, deflagrou nesta quarta-feira (18/10) a “Operação Bentonita II”, que tem por objetivo combater a extração e comercialização ilegal do minério que dá nome à ação. Foram 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande.
Conforme nota da PF, a operação teve início quando investigação realizada pela delegacia de Campina Grande identificou a extração ilegal do minério bentonita no município de Cubati/PB, com posterior venda para empresas beneficiadoras instaladas em Soledade/PB e Cubati/PB.
Além disso, também foram coletados indícios de que as empresas poderiam estar utilizando artifícios para dar aparência de legalidade e, assim, revender os bens no mercado nacional a um preço bem abaixo do valor de mercado.
Em agosto de 2022 foi realizada a primeira fase da operação, tendo na ocasião sido apreendidos documentos e celulares, que após serem analisados embasaram a realização desta segunda fase com o objetivo de aprofundar a investigação.
Além das cidades citadas houve cumprimento de mandados em João Pessoa, Recife e São Paulo.
A betonita é um mineral muito usado na construção civil. Os investigados devem responder pelos crimes de extração/exploração de mineral/matéria-prima da União, com posterior lavagem de ativos e possível organização criminosa.