O professor e cineasta paraibano Bertrand Lira lança, nesta quinta-feira (25), o documentário “CALVÁRIO”, que fala sobre a operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), focando na história da ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena e seu envolvimento na operação. O lançamento está marcado para às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários, no bairro da Torre, em João Pessoa.
A Operação Calvário apontou desvio de verbas públicas através da contratação de organizações sociais para atuação no governo da Paraíba durante os mandatos do ex-governador Ricardo Coutinho. A perspectiva do doc é de que a Calvário promoveu “lawfare”, termo que se refere a utilização da Justiça para a perseguição de pessoas ou alcance de determinados objetivos.
O lançamento marca a primeira atividade presencial de Márcia, em João Pessoa, após a liberação por parte da Justiça nesse mês. Sua prisão aconteceu em dezembro de 2019 e até hoje ela cumpre medidas cautelares por causa da denúncia feita no âmbito da operação, como uso de tornozeleira eletrônica.
A entrada é gratuita, mas é necessário apresentar comprovante de vacinação contra covid-19, além do uso de máscaras. Após a exibição do filme, haverá um debate com a participação do advogado Victor Barreto e mediação da criminóloga Mariana Nóbrega.
Ficha técnica
Calvário, documentário de curta-metragem, 37 min, 2021
Direção: Bertrand Lira
Direção de fotografia e câmera: Rodrigo Barbosa
Som: Bertrand Lira
Edição: Rodrigo Barbosa e Bertrand Lira
Música: Didier Guigue