O presidente Joe Biden permitirá maiores vendas de gasolina com alto teor de etanol neste verão, em um esforço para baixar os preços dos combustíveis e contrariar o revés político que eles implicam.
Sob uma isenção de combustível de emergência, a Agência de Proteção Ambiental isentará temporariamente a gasolina E15 de restrições antipoluição que efetivamente bloqueiam as vendas de combustível para climas quentes em áreas onde a poluição atmosférica é um problema.
A mudança pode reduzir ligeiramente os preços nos postos de gasolina. Em áreas onde já está disponível, a gasolina E15 é vendida com um desconto de 5 a 10 centavos por galão em relação à gasolina normal, disse Patrick DeHaan, chefe de análise de petróleo do rastreador de varejo Gas Buddy. A gasolina E15 é composta por 15% de etanol, um biocombustível comumente feito de milho.
Um alto funcionário da administração estimou que o uso do E15 poderia economizar motoristas, em média, 10 centavos por galão. O governo culpou diretamente o aumento dos preços na invasão russa da Ucrânia.
O movimento marca mais uma tentativa de Biden de mitigar os altos custos da gasolina e da inflação que estão afetando os eleitores, em meio às próximas eleições legislativas em novembro. Em pesquisa após pesquisa, os eleitores citaram a inflação como uma de suas principais preocupações. A isenção permitiria a venda generalizada do E15 de 1º de junho a 15 de setembro, quando muitos americanos pegaram a estrada durante as férias de verão.
As refinarias de petróleo viram a mudança com um olho ruim e consideram isso um estratagema político ilegal.
De acordo com as diretrizes da EPA, as isenções de combustível são permitidas para lidar com a escassez de suprimentos e outras emergências, mas não podem ser usadas para resolver problemas de preços.
Os produtores de etanol e seus aliados no Congresso têm implorado ao governo que torne a mudança permanente, depois que um recurso legal bem-sucedido apresentado por refinarias de petróleo levou um tribunal no ano passado a anular uma tentativa inicial da administração Trump.
Os defensores dos biocombustíveis argumentam que as restrições sazonais podem impedir que os postos de gasolina ofereçam a mistura mais alta contendo etanol. Pelo menos 2.300 dos mais de 150.000 postos de gasolina do país agora vendem E15 e, embora esteja disponível em aproximadamente 30 estados, o combustível é mais amplamente oferecido no Centro-Oeste.
Com informações do Bloomberg