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Big Data: entenda qual a importância dessa ferramenta para se posicionar no mercado
19/08/2022 / 16:26
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O big data é uma das ferramentas mais essenciais para um negócio, em especial para aquelas empresas que desejam obter maior vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

Ele pode ser utilizado nas estratégias de diversos empreendimentos dos mais variados segmentos, desde uma autoescola especializada em aulas para deficientes físicos, até por grandes empresas de limpeza a seco de bancos de carros.

Um conjunto de dados soltos e despercebidos podem se tornar informações de grande valor para a tomada de decisão de uma empresa, independente do seu segmento.

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto, o artigo a seguir apresentará a definição de big data, mostrará a importância dessa ferramenta e alguns exemplos.

O que é o big data?

O big data foi criado para as pessoas se referirem ao alto volume de dados que uma empresa pode adquirir todos os dias.

Por isso, ele pode ser analisado através de buscas de insights que são capazes de melhorar não só os movimentos estratégicos, mas também as decisões em relação ao negócio.

Sobre o volume total dos dados, o que importa na verdade não é a quantia, mas sim o que a empresa limpeza faz com cada um deles.

O real desafio para os negócios era sobre como processar uma quantidade tão grande de conteúdos que as pessoas produzem, através do mapeamento de comportamento e ficando de olho nas tendências.

Com essa crescente preocupação, foi criada a solução ideal para todas essas preocupações que assolavam grandes negócios, o big data.

O big data, reunido com toda a inteligência analítica que lhe foi dada, é totalmente capaz de armazenar uma grande quantidade de dados e gerar insights certeiros para a companhia.

De acordo com a revista Entrepreneur, ele vem ganhando tanta importância que a previsão até o ano de 2023 é que o mercado em volta do conceito cresça em níveis jamais vistos.

Entenda a importância de usar essa ferramenta

Como já mencionado, o ponto principal que destaca a importância dessa ferramenta em uma empresa agente de portaria, ou qualquer outra, é a tomada eficaz de decisão.

Uma gestão que é dirigida pelos dados pode ajudar o negócio a alcançar os melhores resultados possíveis e a estar mais presente no mercado em que atua de maneira estratégica.

Isso porque a empresa estará baseando os negócios em dados 100% verídicos e pré-analisados, alguns exemplos do que se pode obter de dados com o big data, são:

  • Os concorrentes;
  • Os perfis dos consumidores;
  • As maiores tendências do mercado;
  • As previsões de despesas e de receitas;
  • O consumo e o uso de serviços e ou produtos.

Essas e muitas outras informações que o big data fornece podem ajudar muito um negócio especializado em criação crachá empresarial

Ajudam a reduzir custos, ajudam a melhorar consideravelmente a experiência do público, e também auxiliam a empresa a se posicionar de maneira mais estratégica no mercado com seus serviços e produtos.

O big data precisa deixar de ser uma dúvida e passar a ser uma solução para o seu negócio, pois pode ser importante para a coleta de dados de uma campanha de captação de clientes ou de aumento de vendas.

Exemplos de big data para adotar na sua empresa

Grandes organizações famosas usam a tecnologia para garantir que a experiência de compra de produtos, como uma caixa para doces com visor personalizada, seja a melhor possível, o que ajuda a aumentar as vendas.

Conheça a seguir alguns dos maiores exemplos de big data usados pelas maiores empresas do mundo para a análise de dados que otimizem suas estratégias.

1. Previsão de demandas e tendências

Uma companhia de serviços de cartão de crédito, por exemplo, pode usar o big data para adquirir informações ligadas aos cancelamentos realizados pelos clientes.

O objetivo pode ser achar as maiores causas de cancelamento e buscar formas de reduzir esses números consideravelmente.

Para isso, a empresa desenvolverá ferramentas que farão o registro de históricos e também de transações dos clientes, que usam mais de cem variáveis para achar potenciais cancelamentos.

Essa maneira foi achada pela necessidade de prever tendências e usar as opções disponíveis para reverter a situação dos consumidores.

Outro bom exemplo de big data que é responsável pela análise da previsão de demanda, são apps relacionados à rotina de empresários, como um dono de empresa de calibração de balanças.

O assistente pessoal do smartphone aprende sobre a rotina corrida do usuário e sugere rotas mais rápidas até seus endereços frequentes, restaurantes perto da hora que ele costuma almoçar, entre muitas outras coisas.

2. Estratégias de marketing e fidelização de cliente

Os dados que as ferramentas de big data coletam são essenciais para a análise da interação dos clientes com o negócio.

Essa tecnologia coleta alguns dados pessoais dos clientes, como idade, sexo e endereço, com o intuito de conectá-los com o perfil de compra, frequências de acesso e preferências.

Se uma mulher está grávida, por exemplo, a ferramenta identifica isso com o padrão de compra dela, que podem ser itens como fraldas, roupinhas, banner redondo personalizado para chá de bebê, e sua idade.

Com isso, a equipe de marketing pode criar estratégias que a façam voltar na loja por se interessar por promoções específicas que são enviadas pelos seus canais de comunicação.

Esse tipo de estratégia também é muito eficaz quando a empresa trabalha em uma campanha voltada para a fidelização de clientes.

3. Otimização do comércio eletrônico

As maiores empresas e lojas virtuais do mundo inteiro já estão usando o big data para aumentar as suas vendas e direcionar produtos baseando-se no perfil do consumidor.

Sites de vendas online sugerem opções de acordo com as preferências de compra dos clientes e com o que eles pesquisaram anteriormente.

Com isso, a organização aumenta o tempo de permanência do usuário na sua página e eleva as chances dele fechar uma venda.

4. Mudanças no layout da loja

Tanto os dados do código de barras quanto dos sensores podem ser utilizados com o intuito de rastrear o tráfego dos usuários na loja e seus hábitos de compra durante o mês.

Dessa forma, a loja pode elaborar promoções mais focadas em um período onde as vendas não são tão altas, e também podem melhorar os espaços chamando a atenção dos consumidores.

A ferramenta, inclusive, ajuda a analisar os produtos de uma loja que não estão tendo um bom índice de vendas e que não causaram nenhum problema se fossem eliminados das prateleiras.

5. Personalização da oferta

Os streamings são um ótimo exemplo de empresas que usam o big data a favor das pessoas que utilizam os serviços que eles oferecem.

Baseando-se tanto nos filmes quanto nas séries que o usuário já viu ou avaliou por ter curtido ou não curtido, os streamings indicam novos conteúdos que pareçam com o que o usuário gostou.

Assim, o consumidor não perde o seu tempo tendo que procurar por horas e horas algum programa que seja do seu interesse.

6. Redução de custos

Muitas frotas de carros também costumam usar o big data para melhorar as suas operações logísticas, contando com telemetria e com rastreamento para coleta de dados.

Em suma, os dados são analisados e utilizados para evitar que os veículos fiquem ultrapassados e que o agendamento preventivo seja realizado quando preciso.

Isso diminui os custos e ajuda as empresas a aperfeiçoarem os seus veículos e as atividades que o negócio realiza.

7. Aumento das vendas

Um hotel pode dobrar ou até zerar sua quantidade de reservas dependendo da previsão do tempo, das condições de trânsito e de vários outros fatores importantes para o turismo.

Usando o big data, uma rede de hotéis pode acompanhar o cancelamento de voos, assim como a gravidade do clima em um lugar.

O que permite saber se existem potenciais clientes que precisarão de um lugar para passar a noite antes de voar de uma ponte aérea para a outra.

Desse modo, ela cria anúncios em plataformas como redes sociais para atrair as pessoas e ajudá-las a fazerem uma reserva no hotel mais próximo.

Considerações finais

Em suma, este artigo apresentou diversas informações relevantes sobre o big data, desde a sua definição até a sua importância por trazer uma série de benefícios para as empresas que usam a ferramenta.

A análise de dados com o big data pode ser muito útil para uma série de empresas, sejam elas do ramo de revitalização de fachada ou qualquer outro.

Então, se sua empresa quer estar sempre à frente dos concorrentes e inovando a cada dia, o big data é a ferramenta ideal para as suas estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.