Transportando o bilionário japonês Yusaku Maezawa, a espaçonave russa Soyuz decolou nesta quarta-feira (8) do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A jornada marca o retorno da Rússia ao turismo espacial.
Yusaku Maezawa, de 46 anos, que fez uma enorme fortuna com o comércio da moda online, seu assistente Yozo Hirano e o cosmonauta russo Alexander Misurkin decolaram às 7h38 no horário local (4h38 em Brasília), conforme programado, informam as agências de notícias. Assista ao vídeo acima.
O magnata da moda disse que planeja fazer doações também do espaço. Ele não especificou quanto dinheiro nem como.
Além disso, Maezawa prometeu fazer tarefas de uma lista de 100 desafios que ele criou na internet, como cortar cabelo em condições de gravidade zero, jogar tênis de mesa e procurar por sinais de vida alienígena.
Maezawa, Hirano e Misurkin passarão 12 dias no segmento russo da estação.
O bilionário japonês ainda nem voltou, mas já tem planos para a próxima. Maezawa disse que também fará viagem uma espacial ao redor da lua com a SpaceX, de Elon Musk, em 2023.
Mas, enquanto isso, Maezawa parece já está satifesto com o feito. Horas antes do lançamento na quarta-feira, ele escreveu no Twitter que a viagem é um “sonho realizado”.