
Ícone da inovação musical e uma das artistas mais influentes das últimas décadas, a islandesa Björk completa 60 anos nesta quinta-feira (21/11). Para celebrar a data, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou um levantamento especial destacando a presença da cantora e compositora nas execuções públicas em todo o Brasil.
Com 528 obras musicais e 410 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva, Björk mantém forte presença no país — seja nas rádios, nos palcos ou em trilhas sonoras de eventos e ambientes comerciais.
O estudo aponta que “Hyperballad” foi a música de autoria de Björk mais executada no Brasil nos últimos cinco anos, ocupando o primeiro lugar no ranking geral dos principais segmentos de execução pública. Logo atrás aparecem clássicos como “Venus as a Boy”, “Overture”, “Hunter” e “The Anchor Song”.
Confira o Top 10 das mais tocadas:
Quando o assunto é regravação, quem domina é “Bedtime Story”, composta por Nellee Hooper, Björk e Marius de Vries. A faixa aparece no topo do ranking com 24 fonogramas identificados.
No Top 5 das mais regravadas também aparecem:
O levantamento reforça como a obra de Björk permanece viva, influente e constantemente revisitadas por novos artistas e públicos. A artista islandesa, que segue ativa, experimental e politicamente engajada, celebra seis décadas de vida com um legado que atravessa gerações e continua a inspirar músicos e fãs ao redor do mundo.