A Black Friday está chegando! A época que movimenta o comércio em todo o Brasil está batendo na porta dos brasileiros. A multidão é atraída pelo marketing, com a oferta de preços vantajosos, produtos que enchem os olhos dos consumidores e lojas prontas para receber os clientes.
A busca por eletrodomésticos, eletroportáteis, automóveis, roupas, sapatos e demais itens são os mais procurados pelos consumidores, que investem seus proventos em itens para usufruir e embelezar suas residências.
Com origem nos Estados Unidos, a Black Friday surgiu no Brasil no ano de 2010, e ao longo desses 14 anos, revolucionou o comércio, tornando a economia mais ativa e proporcionando a geração de emprego e renda. O termo “Black Friday” também foi criado nos Estados Unidos. O termo era usado pelos policiais para designar o dia caótico de compras, um dia após o Dia de Ação de Graças.
Mesmo com toda a propaganda, as fraudes e os golpes criados pelos lojistas fazem com que o consumidor precise ficar atento e à postos caso presencie alguma alteração nos preços ou possível fraude.
O Procon Municipal de Santa Rita orienta os consumidores com algumas dicas, para que as suas compras não se tornem uma dor de cabeça e que o consumidor não troque ‘gato por lebre’:
Se o consumidor se deparar com o preço de um produto muito abaixo do mercado precisa desconfiar. Esse tipo de valor pode demonstrar que o produto esteja danificado, mal conservado ou em mau estado.
A grande maioria das lojas aumentam os valores dos produtos, e quando chegam em novembro, aplicam uma “redução” no preço, induzindo o cliente que está realizando um grande negócio. O ideal é o consumidor pesquisar um mês antes da Black Friday, ou seja, a partir de outubro.
Se você consumidor é daqueles que gosta de evitar as grandes multidões nas lojas físicas e adere às compras nas virtuais, preste atenção antes de fornecer seus dados. Verifique se o site é confiável, se contém o cadeado de segurança e veja se ele tem o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Essas são uma das maneiras de se proteger e evitar algum golpe;
Outra forma que os golpistas utilizam são os links de sites falsos. Esses são enviados por aplicativos de mensagens e SMS. Ao receber algum link, tenha cuidado e evite clicá-lo;
Se você é um daqueles consumidores que pagam as compras no método à vista, o cuidado deve ser redobrado caso escolha a opção boleto bancário ou Pix. Os golpistas, nesta época, enviam boletos falsos e códigos Pix no nome de terceiros. Fique atento aos dados do boleto bancário, como por exemplo, se as informações escritas são da empresa que você realizou a compra. A dica também serve para pagamentos via Pix. Confira o nome do beneficiário, a instituição financeira e todos os dados antes de efetuar a transação.
Zaid Galdino, Superintendente do Procon Municipal de Santa Rita, orienta os consumidores a se manterem atentos às dicas para evitar fraudes, além de realizar uma pesquisa antecipada dos produtos que desejem adquirir.
“Importante ficarmos atentos às dicas que os órgãos de fiscalização fazem, para assim evitar que o consumidor seja prejudicado em suas compras. Fundamental fazer uma pesquisa antecipada do produto interessado, para que tenha uma economia na hora da compra”, disse.
“No Procon Santa Rita, nós ficaremos em regime de plantão tanto presencialmente das 08hs às 16hs, assim como nossos canais de comunicação WhatsApp e redes sociais.”, concluiu Zaid.
O consumidor Santa-Ritense conta com o Procon em regime de plantão neste período de Black Friday. O horário de funcionamento, para os atendimentos presenciais, são das 8h00 às 16h00, e no formato online nos canais de comunicação oficial – WhatsApp e redes sociais. O Procon está localizado na Rua Senador José Américo de Almeida, Nº 236, Centro, Santa Rita.