João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.51ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
BNB fecha parceria com governo para oferta de crédito a agricultores familiares na Paraíba
22/11/2023 / 07:12
Compartilhe:

O Banco do Nordeste assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) para estimular os negócios rurais desenvolvidos por agricultores, na Paraíba. A assinatura ocorreu durante a II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (II Fenafes), que ocorreu em João Pessoa no último fim de semana e somou mais de R$ 1 milhão em comercialização de produtos. O BNB contabilizou quase R$ 650 mil em operações realizadas, nos três dias do evento.

A ocasião do acordo contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevedo, e do vice-governador, Lucas Ribeiro. Pelo BNB, o gerente executivo Keke Roseberg subscreveu o documento, também realizado pelo secretário executivo da Seafds, Bivar Duda, e pelo secretário da pasta, Frei Anastácio. Além da elevação do volume dos financiamentos com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), a parceria prevê assistência técnica e acompanhamento dos empreendimentos financiados.

O gerente executivo explica que um dos pontos de destaque do acordo é a qualificação do crédito. “O acordo fechado com a Seafds e o Governo do Estado da Paraíba, além de visar o incremento das aplicações do FNE, foca em qualificar o crédito com linhas relacionadas à produção de alimentos saudáveis, geração de energia limpa e combate à desertificação”, ressaltou Keke Roseberg.

Durante a II Fenafes, o BNB realizou uma força-tarefa para atendimento ao público, com participação de gerentes de relacionamento rural, agentes de desenvolvimento e gestores. Temas como acesso ao crédito, Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) e o programa de microfinança Agroamigo foram abordados nas palestras com participação da instituição. A programação do evento também incluiu abordagens sobre acesso a mercados, transição agroecológica, produção de alimentos saudáveis, mecanização da agricultura familiar, sementes orgânicas e políticas públicas voltadas para o setor.