Na noite de quinta-feira, 12, uma misteriosa bola de fogo cruzou os céus da região de Maceió, em Alagoas, intrigando moradores e desencadeando uma série de especulações nas redes sociais. Testemunhas relataram uma luz brilhante e em chamas, levando muitos a pensar na possibilidade de um meteoro ou até mesmo um Objeto Voador Não Identificado (OVNI).
Entretanto, a resposta parece ser mais terrena do que extraterrestre. Segundo informações obtidas pelo G1, a hipótese mais plausível é a de que um sinalizador tenha sido lançado no mar.
A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que não recebeu nenhum relato de aeronaves ou incidentes por parte dos controladores em Maceió. A Capitania dos Portos, por sua vez, decidiu enviar uma embarcação para averiguar a possibilidade de algum naufrágio na região, que pudesse ter acionado um pedido de socorro. Contudo, até o momento, nenhum chamado de emergência foi recebido pelo Porto de Maceió.
O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também se envolveu na investigação. Eles examinaram as imagens e concluíram que a luz se assemelha a um sinalizador náutico, similar ao utilizado pela Marinha em situações específicas.
Romualdo Caldas, representante do centro, afirmou: “São imagens voltadas para o mar, alguma embarcação lançou algum sinalizador o que resultou nessa imagem. Aparentemente não é nada relacionado a um meteoro ou fenômeno astronômico.”
F5Online com G1