João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.13ºC
IBOVESPA 124727.27
Euro 5.6025
Dólar 5.1676
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Bolsa cai e dólar sobe após declarações de Lula sobre teto de gastos na COP27
17/11/2022 / 12:51
Compartilhe:

O dólar opera aos R$ 5,45 nesta quinta-feira (17.11), alta de 1,32%. Na máxima do dia, chegou a bater R$ 5,53, subindo mais de 2% no momento da abertura.

Já a Bolsa de Valores registra uma queda de 1,87% e chegou a cair mais de 2% aos 108.184 pontos.

Entre as maiores altas e baixas, só três ações operam no positivo dentro do Ibovespa – o índice que reúne as ações mais negociadas da Bolsa. Todas as outras estão em negativo.

As observações são da jornalista e analista de economia, Priscila Yazbek, feitas agora há pouco na CNN.

A volatilidade do mercado reflete as declarações do presidente Lula (PT) durante a COP27, a conferência climática da ONU, ocasião em que voltou a criticar o teto de gastos do Brasil e pregou “responsabilidade social”.

Reflete ainda a apresentação da minuta da PEC de Transição ao Congresso, feita pela equipe do petista nesta quarta (16).

“Não adianta ficar só pensando em responsabilidade fiscal porque a gente tem que começar a pensar em responsabilidade social. Quando se criou o teto de gastos, o que é um teto de gastos num país… Se o testo de gastos fosse para discutir que a gente não vai pagar a quantidade de juros pros sistemas financeiros o que a gente paga todo ano, mas a gente fosse continuar mantendo as políticas sociais intactas, tudo bem. Mas não, quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, tudo que acontece é você tirar dinheiro da saúde, tirar dinheiro da educação, tirar dinheiro da ciência e tecnologia, tirar dinheiro da cultura, ou seja, você tenta desmontar tudo aquilo que partiu social e você não mexe num centavo do sistema financeiro. Você não mexe num centavo daqueles juros que os banqueiros têm que receber”, afirmou o presidente eleito.

“Ah, mas se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar… paciência… porque o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas é por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia. Nós temos que cumprir meta de inflação, sim. Mas nós temos que ter meta de crescimento. Nós termos que ter algum compromisso de geração de empregos, por que senão como é que você vai fazer com que a riqueza seja distribuída?”