O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (3) que o governo federal estudar rebaixar para a classificação de endemia a atual situação da Covid-9 no país.
“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil”, publicou Bolsonaro na legenda da publicação onde aparece ao lado de Queiroga.
Cerca de nove dias atrás, o médico paraibano já tinha dito que a pasta estuda essa reclassificação.
“O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país”, informou a pasta.
Uma situação de endemia é reconhecida quando há uma doença frequente em determinada região, mas sem aumento significativo de casos e, por isso, a população convive com a enfermidade. Já a pandemia se refere ao espalhamento de uma doença, de forma descontrolada, pelo mundo. Não engloba critérios de gravidade, mas de extensão geográfica.
O reconhecimento de pandemia por Covid-19 foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. A classificação ainda está em vigor de acordo com os parâmetros de análise da organização.
– Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o @minsaude , @mqueiroga2 , estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil. pic.twitter.com/SUJraTuehQ
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 3, 2022