João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 34.68ºC
IBOVESPA 127723.3
Euro 5.5665
Dólar 5.1298
Peso 0.0058
Yuan 0.7105
Bolsonaro elegeu os jornalistas como inimigos, revela ex-repórter da Globo
23/08/2022 / 10:56
Compartilhe:

Em evento de comemoração aos 11 anos do curso de Comunicação da Uninassau João Pessoa, o jornalista Rodrigo Alvarez, que atuou como correspondente internacional da rede Globo, relatou situações críticas vivenciadas por parte da imprensa na cobertura de temas políticos e disse que os ataques sofridos por profissionais são consequência da postura do presidente Jair Bolsonaro que “escolheu os jornalistas como inimigos quando há reportagens que não atendem aos interesses do governo”.

Rodrigo Alvarez defendeu também o aperfeiçoamento profissional para o jornalista não perder a capacidade de analisar o contexto e traduzir os acontecimentos de forma real e com credibilidade. Para isso, Alvarez considera insubstituível a presença física do jornalística para checagem dos fatos.

“Não podemos perder a capacidade de fazer análises. Isso é o que nos torna diferentes de um blogueiro sem credibilidade e que fala qualquer coisa por aí”, defendeu.

Analisando o contexto das novas mídias frente a produção de conteúdo em veículos tradicionais, Alvarez reafirmou a necessidade de adequações profissionais.

“A televisão se tornará apenas uma plataforma de fazer programação ao vivo. Precisa repensar seu novo espaço, pois a internet é um lugar amplo para distribuir conteúdo relevante”, concluiu.

Rodrigo Alvarez lança livro nesta terça-feira, 24, na livraria Leitura, do Manaira Shopping, às 19h.

O livro, intitulado “O Candidato”, tem como personagem central um personagem fictício de Taperoá, cidade do Cariri paraibano.