Em live transmitida na noite desta quarta-feira (05.10), o presidente Jair Bolsonaro (PL) associou a vitória de Lula na região Nordeste ao “analfabetismo” e “falta de cultura”.
O resultado do primeiro turno deu ao petista 67% dos votos na região, contra 26,8% de Bolsonaro.
“Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, o desemprego, a falta de esperança, é assim que age a esquerda no mundo todo”, afirmou o candidato à reeleição.
As declarações acontecem no momento em que eleitores da região Nordeste estão sendo alvo de ataques xenofóbicos nas redes sociais após o primeiro turno das eleições, a maioria feitos por bolsonaristas.
Lula liderou a votação nos nove estados da região, enquanto Bolsonaro teve seu melhor desempenho no Centro-Oeste e no Sul.
Bolsonaro atribui vitória de Lula no Nordeste ao analfabetismo — que, por sua vez, seria consequência de governos de esquerda. Preconceito e delinquência intelectual. https://t.co/a9JmrOgjAc
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) October 6, 2022