Antes de divulgar uma nota em que recuou de seus ataques golpistas aos outros Poderes, o presidente Jair Bolsonaro conversou por telefone com o ministro do Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, em ligação mediada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). Bolsonaro e Temer almoçaram juntos nesta quinta-feira (9), em Brasília.
Temer foi acionado ainda na quarta-feira (8) por Bolsonaro, que buscava conselhos para enfrentar os bloqueios de caminhoneiros e contornar a crise gerada com o STF. O chefe do Executivo federal mandou até um avião da frota presidencial buscar o ex-presidente em São Paulo. O voo chegou em Brasília por volta das 11h30.
Durante o encontro, que durou cerca de 4 horas no Palácio do Planalto, Temer ligou para Moraes, que foi indicado por ele para o STF. Segundo quem acompanhou a conversa, o diálogo foi institucional e Bolsonaro disse o que divulgaria posteriormente na carta pública: falou que nunca teve a intenção de agredir e que acredita na harmonia entre os Poderes. Michel Temer confirmou à TV Globo que foi ele quem escreveu o texto.