João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 17.9ºC
Patos 19.05ºC
IBOVESPA 139050.93
Euro 6.39386
Dólar 5.4257
Peso 0.00441438
Yuan 0.75632723
BOLSONARO NA RÚSSIA: ‘Coincidência ou não, parte das tropas deixou a fronteira’
16/02/2022 / 18:15
Compartilhe:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (16), durante coletiva à imprensa, na Rússia, que horas antes de sua visita, “por coincidência ou não, parte das tropas deixou a fronteira”. Ontem, momentos antes de chegar ao local de desembarque, o líder do Brasil deu relevância à notícia da retirada militar por meio das redes sociais, o que foi celebrado por bolsonaristas com memes e fake news que apontavam que o presidente brasileiro teria “impedido a guerra no mundo”.

O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, compartilhou uma postagem onde simulou a capa da revista americana Time em que Bolsonaro aparecia, atribuindo ao presidente brasileiro o Nobel da Paz de 2022 por “seu papel fundamental na crise entre Rússia e Ucrânia”, além de definir o presidente como o “homem que poderá definir o futuro do planeta”. Inicialmente, Salles não esclareceu que se tratava de uma montagem.

Em uma segunda publicação, usou a logo do canal CNN afirmando que o presidente “evitou a 3ª Guerra Mundial”. O veículo publicou uma nota desmentindo a montagem. Uma outra apoiadora do presidente disse que Bolsonaro deveria criar um “ministério de interpretação de meme”

Nesta quarta-feira, Bolsonaro consentiu que foi pressionado a desistir da viagem a Moscou para encontrar o líder russo, Vladimir Putin, mas disse que o mesmo “busca a paz”.

“Sim, tivemos informações de que alguns países gostariam que o evento não se realizasse. Alguns achavam que o pior poderia acontecer com a nossa presença aqui. Eu entendo que a leitura que tenho dele é de que é uma pessoa que busca a paz e qualquer conflito não interessa para ninguém no mundo. Mantivemos nossa agenda, por coincidência ou não, parte das tropas deixou a fronteira. E, pelo que tudo indica, o caminho para solução pacífica se apresenta no momento para a Rússia e Ucrânia”.
Em seguida, o chefe do Executivo foi questionado se havia enviado o mesmo recado para o governo da Ucrânia. Bolsonaro desconversou, limitou-se a dizer que “a missão na Rússia é uma missão comercial e de paz” e encerrou a entrevista.