O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (16), durante coletiva à imprensa, na Rússia, que horas antes de sua visita, “por coincidência ou não, parte das tropas deixou a fronteira”. Ontem, momentos antes de chegar ao local de desembarque, o líder do Brasil deu relevância à notícia da retirada militar por meio das redes sociais, o que foi celebrado por bolsonaristas com memes e fake news que apontavam que o presidente brasileiro teria “impedido a guerra no mundo”.
O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, compartilhou uma postagem onde simulou a capa da revista americana Time em que Bolsonaro aparecia, atribuindo ao presidente brasileiro o Nobel da Paz de 2022 por “seu papel fundamental na crise entre Rússia e Ucrânia”, além de definir o presidente como o “homem que poderá definir o futuro do planeta”. Inicialmente, Salles não esclareceu que se tratava de uma montagem.
Em uma segunda publicação, usou a logo do canal CNN afirmando que o presidente “evitou a 3ª Guerra Mundial”. O veículo publicou uma nota desmentindo a montagem. Uma outra apoiadora do presidente disse que Bolsonaro deveria criar um “ministério de interpretação de meme”
Nesta quarta-feira, Bolsonaro consentiu que foi pressionado a desistir da viagem a Moscou para encontrar o líder russo, Vladimir Putin, mas disse que o mesmo “busca a paz”.