João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 24.03ºC
IBOVESPA 134537.62
Euro 6,42
Dólar 5,57
Yuan 0,78
Bolsonaro pode receber família em casa, decide Moraes
06/08/2025 / 12:09
Compartilhe:
Preso em casa, Bolsonaro recebe aval para visitas da família – Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (6/8) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receba visitas de filhos, cunhadas, netos e netas em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar. A partir de agora, os familiares poderão visitá-lo sem necessidade de autorização prévia da Corte.

Bolsonaro foi colocado em prisão domiciliar na segunda-feira (4) após descumprir medidas cautelares impostas pelo STF desde julho, que incluíam a proibição de uso de redes sociais, inclusive por meio de terceiros. A decisão de Moraes teve respaldo da maioria dos ministros da Corte.

A medida foi tomada após o ex-presidente gravar e permitir a divulgação de vídeos em perfis de aliados, entre eles o do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com conteúdo considerado ofensivo ao STF e com apoio à intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro. Em um dos casos citados por Moraes, a publicação chegou a ser apagada horas depois.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

O flagrante desrespeito às medidas cautelares foi tão óbvio que, repita-se, o próprio filho do réu, o senador Flávio Nantes Bolsonaro, decidiu remover a postagem realizada em seu perfil, na rede social Instagram, com a finalidade de omitir a transgressão legal”, escreveu Moraes na decisão.

A prisão de Bolsonaro gerou reação da oposição, que realizou um protesto ocupando os plenários da Câmara e do Senado entre terça e quarta-feira. Os presidentes das duas casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), já se manifestaram contra a obstrução e devem se reunir com líderes para tratar do tema.