Santa Cruz e Botafogo-PB se enfrentaram no fim da tarde deste sábado (25), na Arena Pernambuco, pela última rodada da fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro. O Belo precisava de uma vitória simples contra um adversário sem pretensões para se garantir no quadrangular do acesso. Depois de sair na frente do marcador, no segundo tempo o Belo cedeu o empate, mas foi suficiente para conquistar a vaga para a próxima fase.
⏱️2T 50' | 1×1 | #SANxBOT
CLASSIFICADOS! Jogo duro em Pernambuco, a vitória escapou, mas o resultado suficiente veio! VAMOS JUNTOS POR MAIS, SEIS JOGOS NOS SEPARAM DO NOSSO SONHO! O Belo é a Paraíba e o Nordeste agora na Série C! 🔥#MaiordaParaíba #PorNossoSonho pic.twitter.com/3mPdolZ7Cy
— Botafogo da Paraíba (@BotafogoPB) September 25, 2021
O técnico Gerson Gusmão escalou o time pessoense com uma novidade com relação aos últimos jogos, que foi a saída do atacante Ederson da equipe titular para que Cleyton fizesse dupla com Clayton na armação das jogadas, deixando Juba e Welton Felipe no ataque. A Cobra Coral, por sua vez, teve em campo o que sobrou do elenco do treinador Roberto Fernandes, que vem se desfazendo.
A primeira chance aguda veio logo aos 4 minutos, e foi do Belo. Juba pegou a sobra da defesa na entrada da área e bateu de direita, e o arqueiro tricolor precisou resvalar para que a bola fosse para escanteio.
Aos 7, nova oportunidade, agora mais clara. Welton Felipe recebeu a bola livre na marca do pênalti, ajeitou o corpo e bateu de direita, no canto direto de Marcão, que fez boa defesa.
O equilíbrio foi a tônica do jogo nos minutos seguintes, e só aos 24 o Botafogo-PB voltou a assustar. Sávio recebeu na direita foi até a linha de fundo e tocou para o meio da área, onde achou Clayton que bateu de direita, mas o goleiro caiu firme para fazer a defesa.
Quatro minutos depois, um lance polêmico. Welton Felipe invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Breno Calixto. Entretanto, o árbitro ignorou a falta e mandou o lance seguir.
Mas aos 42, ele marcou. Novamente Welton Felipe entrou na área pela esquerda e trombou em Rafael Castro e Rodrigo Batista Raposo apontou para a marca da cal. Na cobrança da penalidade, Cleyton mandou na direita, deslocando o goleiro e colocando o Botafogo-PB em vantagem.
Segundo tempo
Depois do intervalo, o Santa mexeu bastante na equipe e voltou com três alterações para tentar dificultar a vida botafoguense, mas aos 8 minutos, Clayton recebeu na intermediária e chutou firme de canhota, e Marcão mandou para escanteio. Após a cobrança, Daniel Felipe dividiu com a defesa e a bola por pouco não entra no gol, mas a bola saiu a esquerda da trave.
Mas aos 15 minutos, Willian Machado vacilou e perdeu a bola para Lelê na intermediária, a bola chegou em Léo Gaúcho, na marca do pênalti, que só rolou para Eduardo Bater de canhota. A bola ainda desviou na defesa e balançou as redes de Felipe, deixado tudo igual.
Sabendo da vitória do Floresta sobre o Ferrão, o Belo não se arriscou muito no campo de ataque.
O resultado por 1 a 1 foi suficiente para a classificação botafoguense. O Botafogo-PB ficou com 27 pontos na terceira posição da chave. No quadrangular do acesso o time enfrentará Paysandu, Ituano e Criciúma. As equipes farão partida de ida e volta em pontos corridos, e os dois primeiros se classificam para a Série B do ano que vem.