O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) deve assumir a Corregedoria da Assembleia Legislativa da Paraíba no primeiro biênio (2023/2024), enquanto o atual presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos) disputará a reeleição para o cargo nos dois biênios da legislatura. A decisão foi acertada após uma reunião entre ambos nesta terça-feira (03).
A ideia inicial era que Branco disputasse o primeiro biênio e Galdino, o segundo. Mudanças no entendimento do STF, no entanto, levaram Adriano a optar pela candidatura nos dois biênios, o que desagradou Branco Mendes.
Em carta aberta divulgada nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (04), Branco afirma que “é lamentável permitir que uma amizade desapareça ao invés de encarar o conflito”.
“Confesso que fiquei abalado com tudo que aconteceu, não somente pelo desejo de coroar minha carreira política como presidente, mas pela maneira como o conflito se desenrolou nas últimas semanas. No entanto, não existe nenhuma amizade perfeita. Nós, humanos, cometemos diversos erros que nos afastam daqueles que mais gostamos. Porém, a verdadeira amizade é comprovada pela capacidade de superação das fases negativas. Adriano respeitou a minha decisão, silenciou, mandou mensagens através de interlocutores e me procurou para o diálogo. Conversamos, nos perdoamos e decidimos reconstruir uma amizade consolidada há anos. Deixei baixar a poeira e começar o ano em paz com todos e, especialmente, comigo mesmo”, publicou Branco.
Ao blog do jornalista Suetoni Souto, a assessoria do parlamentar informou que ele viajou para Piancó, no Sertão, e vai tirar os próximos dias para refletir se retira ou não a candidatura. A expectativa é de que Branco, que continua candidato, bata o martelo sobre o assunto até a próxima semana.
Ver essa foto no Instagram