
A Brascon segue fortalecendo uma cultura organizacional voltada para o bem-estar, saúde e equilíbrio dos seus colaboradores, por meio do programa Brascon Fit, uma iniciativa que tem transformado o ambiente de trabalho em um espaço mais saudável, dinâmico e focado. O projeto surgiu com o objetivo de integrar práticas de qualidade de vida à rotina da empresa, estimulando hábitos saudáveis, maior engajamento e relações mais humanas no contexto corporativo. Com o uso do aplicativo Gym Rats, colaboradores realizam desafios periódicos para estimular a constância nas atividades físicas e, consequentemente, combater o sedentarismo.
De acordo com a Pesquisa Vigitel Brasil – Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, a proporção de adultos que não atingem os 150 minutos semanais de atividade física caiu de 48,3% em 2013 para 37% em 2023, indicando leve melhora ao longo da década. Entre 2024 e 2025, o nível de sedentarismo manteve-se estável, sem aumento relevante. Apesar dessa estabilidade, o país ainda enfrenta altos índices de inatividade, responsáveis por cerca de 300 mil mortes anuais, o que reforça a necessidade de políticas contínuas de incentivo à atividade física.
A proposta do Brascon Fit se alinha à crescente tendência global de cultura wellness, que entende que produtividade e felicidade caminham juntas quando o colaborador se sente cuidado, valorizado e motivado. A iniciativa também se alinha às práticas de Ambiental, Social e Governança – ASG, critérios que promovem investimentos sustentáveis e boas práticas no mundo corporativo. “A Brascon sempre foi uma empresa preocupada com o colaborador de maneira integral, tanto no escritório, como fora dele. Acreditamos que a atividade física potencializa o desenvolvimento físico e mental dos nossos colaboradores. Foi justamente dentro dessa perspectiva que nasceu o Brascon Fit”, destacou Getúlio Picarelli, CEO Brascon.
Além das atividades físicas e dinâmicas em grupo promovidas periodicamente, o Brascon Fit também irá contemplar palestras, ações educativas, acompanhamento nutricional e campanhas internas que incentivam o autocuidado e a saúde mental. A iniciativa reforça o compromisso da Brascon com um ambiente de trabalho mais leve e colaborativo, onde cada colaborador é parte essencial do crescimento coletivo. “Achei uma iniciativa espetacular, uma empresa que incentiva os colaboradores a participarem de eventos que visam o bem-estar, a disciplina. Isso precisa ser incentivado todos os dias e a gente percebe a mobilização no ambiente de trabalho, em todos os setores, dentro da nossa rotina. Também vale lembrar que o nosso desempenho está muito vinculado ao bem-estar”, destacou, Crislaine Kieva, colaboradora Brascon que contabilizou mais de 150 check-ins no aplicativo Gym Rats no período de cinco meses e venceu o último desafio Brascon Fit, sendo contemplada comacompanhamento nutricional, oferecido pela empresa.
Neste mês de novembro, a construtora realizou a primeira ação externa do Brascon Fit. No último sábado (08) foi promovida uma manhã especial de bem-estar, que reuniu colaboradores e parceiros da construtora em um momento de integração e movimento. A programação contou com aula funcional, alongamento, atividades recreativas e momentos de descontração, reforçando o propósito do Brascon Fit de cuidar de quem faz a Brascon ser referência no mercado paraibano. De acordo com a empresa, o projeto é um reflexo da filosofia que vem norteando a construtora ao longo de seus 40 anos de trajetória: construir mais do que imóveis, deixar uma marca positiva na vida das pessoas, em especial dos colaboradores.
“Acredito que todo mundo viu a iniciativa de forma muito positiva, porque melhorou a nossa qualidade de vida, também a integração do time. Acabou fazendo com que a gente enxergasse a importância de integrar a atividade física em nossa rotina. Todo mundo hoje se motiva junto e essa primeira ação externa marca o início de uma série de mobilizações que ainda faremos juntos, proporcionando mais saúde e bem-estar”, pontuou Marcella Ramalho, CEO, diretora comercial, marketing e customersuccess da construtora.
Mais sobre o Brascon Fit – A iniciativa partiu inicialmente de um grupo de colaboradores da empresa. Enxergando o potencial na ideia, a construtora abraçou e resolveu incentivar a prática de atividade física. “Nós convivemos juntos a maior parte do dia, as rotinas são parecidas em seus respectivos setores, percebemos que um colaborador incentivava o outro e vimos nisso uma maneira de incentivar o combate ao sedentarismo. A melhor parte é a competição literalmente saudável que conseguimos criar e que faz todo mundo ter um estímulo para se exercitar diariamente”, destacou Carina Ramalho, CEO, diretora técnica, administrativa e financeira da empresa.