O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15/9) pela Academia Brasileira de Cinema. A cerimônia do Oscar acontece no dia 15 de março de 2026.
Ambientado nos anos 1970, o longa acompanha a história de um professor universitário que retorna ao Recife para se reencontrar com o filho caçula, enfrentando os riscos da ditadura militar. Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator e Kleber Mendonça Filho o de Melhor Direção no Festival de Cannes 2025, consolidando o filme como um dos mais prestigiados do ano.
A produção já coleciona elogios internacionais. O The Guardian definiu o longa como “visual e dramaticamente soberbo”, enquanto a Hollywood Reporter chamou o filme de “magistral” e destacou o retorno de Wagner Moura ao cinema brasileiro.
“O Agente Secreto” foi selecionado pelo comitê da Academia Brasileira de Cinema entre outros cinco concorrentes nacionais: “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, de Marianna Brennand; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Érico Rassi.
A escolha do Brasil não garante a indicação final. O filme agora concorrerá com produções de outros países em busca de uma das cinco vagas na categoria internacional. O processo envolve duas rodadas de votação entre os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que avaliam os filmes inscritos e selecionam os indicados de forma secreta.
O longa estreia no Brasil no dia 6 de novembro, e além da qualidade da produção, a equipe do filme precisará investir em estratégia de divulgação internacional para garantir visibilidade e atrair os votos da Academia.