João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 24.67ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5165
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
Brasil rumo ao top 10 das maiores economias: o impacto no consumo e oportunidades
13/09/2023 / 10:43
Compartilhe:

A alta do PIB deverá conduzir o Brasil de volta ao seleto grupo das dez maiores economias do mundo e pode representar um imã para mais investimentos com maior estabilidade e geração de empregos e renda. Consequentemente, impulsiona e revigora o setor de varejo, que sofreu duramente na pandemia.

 

Em João Pessoa, um exemplo desse otimismo econômico é o Parahyba Mall, que, nas palavras do empreendedor, Carlos Frederico Nóbrega Farias, oferecerá vivências inovadoras em um ambiente focado em lazer, entretenimento, gastronomia e serviços, prometendo surpreender a todos.

 

No segundo trimestre de 2023, o Brasil surpreendeu a todos com um crescimento robusto de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a projeção era de 0,4%. Esse desempenho econômico impressionante, divulgado no início do mês, está levando o país de volta à lista das dez maiores economias do mundo, de acordo com a agência classificadora de riscos Austin Rating. Em um cenário internacional altamente competitivo, esse feito é notável e merece destaque.

 

Durante as turbulências dos últimos anos, notadamente políticas, econômicas e pandêmicas, o Brasil caiu para a 11ª posição no ranking das maiores economias globais. No entanto, as projeções agora apontam para uma possível subida ao 10º lugar ainda este ano, ultrapassando a Rússia, segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global e os principais países. Com um PIB estimado em US$ 2,081 trilhões, o Brasil está prestes a deixar sua marca novamente entre as nações economicamente mais influentes do mundo.

 

O que isso significa para o Brasil? Significa uma série de mudanças positivas que podem impactar diretamente a vida dos brasileiros. Segundo Carlos Frederico Farias, empresário à frente de inúmeros empreendimentos na cidade de João Pessoa (PB), um PIB mais forte geralmente se traduz em maior estabilidade econômica e, mais importante, em mais oportunidades de emprego e renda para a população, além de aumentar na mesma proporção o apetite para investir em negócios sustentáveis e que vão ao encontro da demanda de consumo reprimida e latente.

 

Uma economia em crescimento é um ímã para os investimentos, tanto nacional quanto internacional, e isso tende a impulsionar o consumo, corrobora Carlos Frederico com as tendências de crescimento contínuo apontadas pela Austin Rating. Com mais dinheiro circulando na economia e a confiança do consumidor em alta, podemos esperar uma recuperação significativa no setor de varejo, que sofreu duramente com a pandemia. Segundo Carlos Frederico, já é possível sentir claramente os reflexos do crescimento do PIB brasileiro nos negócios.

 

Para entender como esse crescimento do PIB impacta a economia local, o empresário nos convida a olharmos sob uma lente otimista para João Pessoa, uma das cidades do Nordeste que tem vivenciado um boom econômico em vários setores. O imobiliário, em particular, está prosperando e crescendo acima da média nacional, a indústria do turismo está quase frenética, atraindo investidores em equipamentos de classe mundial em hotelaria, mega parque aquático, além de indústria farmacêutica, logística  e tantas outras de diversas áreas.

 

Mas é no setor do comércio varejista e do entretenimento que Carlos Frederico nutre especial otimismo. O empreendedor, que em breve inaugurará o Parahyba Mall, o primeiro strip mall da cidade, vê o atual cenário econômico como uma oportunidade única e que favorece e alavanca o comércio varejista e de serviços, à medida que mais pessoas se sentem também mais confiantes e confortáveis para consumir. Segundo ele, os reflexos são imediatos: “Estamos na fase de conclusão de um mall que, intrinsecamente, demonstra que o consumidor está ávido por novas experiências e o conceito do Parahyba Mall é exatamente oferecer vivências inovadoras ao público. Isso se dará por meio de um mix de empreendimentos que vai muito além das lojas convencionais; oferece e põe grande foco em lazer, entretenimento, gastronomia, autocuidado e serviços”.

 

Carlos Frederico revela ainda que o ânimo também pode ser sentido nos lojistas que estão preparando com esmero e carinho seus espaços, investindo para que a  experiência do consumidor no Parahyba Mall seja a melhor possível e finaliza em tom de otimismo: “Nosso Mall já é um sucesso antes mesmo da inauguração, prevista para final do próximo mês. Até lá, já estamos estabelecendo uma relação de parceria com a comunidade do entorno imediato do empreendimento, cuidando dos espaços e trazendo um conceito de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. O Parahyba Mall surpreenderá a todos”.