A fidelização de clientes está se tornando ainda mais importante a cada dia que passa, visto que conforme o mercado aumenta, ou seja, conforme mais empresas que atuam no mesmo segmento surgem, mais importante é fidelizar os clientes que já compram na sua empresa, para garantir que eles não vão para a concorrência.
Assim como as estratégias de SEO, a presença nas redes sociais e outras estratégias utilizadas pelo marketing digital são importantes para atrair clientes, existem algumas estratégias que não são apenas importantes, mas essenciais para garantir que os clientes que você já possui, sejam fiéis ao seu negócio, mesmo com a concorrência.
No entanto, para evitar que eles procurem pela concorrência na hora de fazer uma compra, é necessário aderir e colocar em prática várias e várias estratégias, não apenas uma. Mas, principalmente, a primeira coisa que você precisa fazer antes de planejar qualquer estratégia, é conhecer a sua concorrência e saber o que eles estão fazendo.
A partir disso, você será capaz de se organizar e planejar todos os próximos passos que vai dar, inclusive elaborar suas estratégias de marketing para a fidelização de clientes. E mesmo que essas estratégias sejam muitas, neste artigo vamos te ajudar a elaborar uma das principais delas, que é a oferta de brindes personalizados aos clientes.
Essa é uma das estratégias de fidelização de clientes mais comuns e também mais eficientes de todas, mas para que ela funcione bem, é preciso se atentar a alguns pontos, sobre os quais falaremos no decorrer deste artigo.
Logo a seguir você irá conferir 4 dicas incríveis que vão te ajudar a elaborar e a colocar essa estratégia em prática, assim, você saberá exatamente como usar os brindes para fidelizar seus clientes.
Agora nós vamos te dar algumas dicas que você precisa seguir para conseguir utilizar a estratégia dos brindes para fidelizar seus clientes. E por mais complicado que possa parecer no início, saiba que aplicá-las é mais fácil do que você imagina, e este será um dos melhores investimentos que você vai fazer para o seu negócio.
A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir e entender os gostos dos seus clientes. Como eles já são clientes do seu negócio, essa pode até não ser uma tarefa muito difícil, mas quanto mais a fundo você conhecer o seu público, mais certeiro será o brinde que dará a eles, aumentando assim, as chances da sua escolha fazer sucesso.
Afinal de contas, se o intuito é fidelizar seus clientes, é necessário que você ofereça a eles algo que realmente interesse, ou seja, que os faça comprar para ganhar o brinde que está sendo oferecido.
Surpreender seus clientes com brindes surpresa em qualquer época do ano e quando eles menos esperam, também é uma ótima forma de oferecer os brindes para eles. Isso mostrará que você se preocupa em agradá-los e em mostrar que sua marca os valoriza de verdade como clientes.
Além disso, é uma ótima forma de começar a testar, e ver como os clientes reagiriam aos brindes. Por exemplo, você pode começar oferecendo uma caneta personalizada como brinde, caso você seja do ramo de papelaria, e ver como seus clientes reagem a ela. Depois, pode trocar o brinde e fazer um novo teste.
Integrar valor a sua marca é um dos principais benefícios dos brindes personalizados, pois os clientes começarão a valorizar ainda mais a sua empresa, principalmente se você acertar “em cheio” no brinde, e conseguir oferecer algo que realmente chame a atenção deles para o seu negócio.
Porém, para que você consiga mesmo fazer isso, é necessário escolher um brinde que tenha relação com o tipo de negócio que você tem, como falamos no exemplo da papelaria dado no tópico acima.
Não adianta oferecer qualquer brinde e esperar que seus clientes fiquem satisfeitos apenas por estarem ganhando algo. É preciso que você pense em algo funcional, versátil, útil e, principalmente, moderno. Afinal de contas, a grande maioria das pessoas ama seguir uma tendência, não é mesmo?
Sendo assim, não deixe de pensar nestes detalhes na hora de escolher o brinde ideal para o seu negócio. Pode ter certeza que, quanto mais moderno e prático o seu brinde for, melhor recebido pelo público ele será, e além de você conseguir fidelizar clientes com este brinde, com certeza também conseguirá atrair novos clientes.
Agora que você já sabe como utilizar a estratégia dos brindes criativos e personalizados para fidelizar seus clientes, chegou a hora de começar a pensar em qual seria o brinde ideal para o seu negócio, colocar o seu plano em ação e começar a ofertar brindes para seus clientes.