Pesquisa realizada pelo instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (13), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida eleitoral em 2022. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro.
Lula tem 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados pelo pesquisador. O petista é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 32% das intenções; Ciro Gomes (PDT), com 9%; e Simone Tebet (MDB), que detém 2%.
Na pesquisa anterior, Lula tinha 46%; Bolsonaro, 32%; Ciro, 9%; Tebet, 2%; Janones, 1%, e os demais pré-candidatos não pontuaram.
No segundo turno, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é ainda mais folgada: 54% a 36%. A pesquisa testou cinco cenários de segundo turno. Lula vence em todos em que aparece, enquanto Bolsonaro perderia para Ciro e empataria com Simone Tebet.
A FSB Pesquisa é um instituto fundado em 2008 e ligado ao grupo FSB Comunicação, que presta serviços a empresas e órgãos públicos. Foram ouvidos 2.000 eleitores por telefone entre 10 e 12 de junho. O índice de confiança do levantamento é de 95%.
Cenário 1:
Cenário 2:
Cenário 3:
Cenário 4:
Cenário 5: