João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Cabedelo 69 anos: ‘capital do verão paraibano’ cresce com turismo aquecido e investimentos que transformam a cidade
12/12/2025 / 17:29
Compartilhe:
Foto: Assessoria

Fundada no final do século XVI e elevada à categoria de município em 1956, Cabedelo completa 69 anos de emancipação política nesta sexta-feira (12). Conhecida como a “Capital do Verão paraibano”, a cidade litorânea vem se reinventando por meio de melhorias na paisagem e na infraestrutura, fortalecendo o turismo e impulsionando novos investimentos imobiliários que vêm transformando seu cenário urbano.

No primeiro semestre de 2025, o município registrou um aumento de 28,4% no número de prestadores de serviços turísticos formalizados no Cadastur, reflexo direto do crescimento do fluxo de visitantes e do fortalecimento do setor. Para o diretor de Marketing e Comercial da Oca Construtora, Marcelo Braga, esse movimento reforça a vocação turística de Cabedelo.

Há quase duas décadas, a Oca Construtora identificou o potencial da região ao lançar a linha de empreendimentos Villas. “Cabedelo une vocação turística, qualidade de vida e investimentos que impulsionam seu desenvolvimento. Projetar empreendimentos aqui é participar de um processo de transformação que valoriza a cidade e entrega um novo padrão de moradia”, destaca Marcelo.

Cabedelo – O município é um dos destinos mais cobiçados da região metropolitana de João Pessoa. Famosa por suas praias, Cabedelo é reconhecida como a “Capital do Verão Paraibano” pela Lei Estadual nº 13.285/24, possuindo uma variedade de opções de lazer e entretenimento, e recebendo, anualmente, grandes eventos e festivais durante a alta estação.

Rica em atrativos naturais e culturais, Cabedelo integra o Catálogo de Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, oferecendo opções que agradam a todos os públicos. Entre elas estão o famoso pôr do sol na Praia do Jacaré, embalado diariamente pelo “Bolero de Ravel” às margens do Rio Paraíba; a Ilha da Areia Vermelha, que surge na maré baixa; e o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, responsável por preservar esse ecossistema singular; e a Ilha de Areia Dourada. O Dique de Cabedelo também chama atenção. Conhecido como Quebra-Mar, é possível apreciar as águas calmas do rio Paraíba e a imensidão do oceano Atlântico

O patrimônio histórico completa o conjunto de atrativos com a Fortaleza de Santa Catarina, um dos monumentos mais importantes do estado; as ruínas da Igreja do Almagre e o Farol da Pedra Seca. Cabedelo também abriga o único porto da Paraíba, localizado na área mais oriental da costa brasileira e considerado uma das principais portas de entrada e saída comercial do estado. O equipamento passou por uma ampla reforma, que recebeu mais de R$ 300 milhões em investimentos do governo federal e teve sua nova estrutura inaugurada em maio deste ano.

“Cabedelo se destaca como um dos melhores lugares para viver ou investir. Com seu perfil de balneário, marcado pelas águas cristalinas que lembram o mar do Caribe de um lado e pelo encontro com o Rio Paraíba do outro, a cidade reúne uma beleza natural única. Somada a isso, a infraestrutura em expansão e a presença de grande parte dos principais pontos turísticos da região metropolitana reforçam que Cabedelo é um destino que continua em plena valorização”, afirma Marcelo

Oca Construtora

Com 24 anos de atuação, a Oca é reconhecida por projetos que valorizam o bem-estar e a integração com a natureza. Pioneira na aplicação de biofilia em prédios residenciais, alia inovação e estética para criar ambientes mais saudáveis, acolhedores e conectados ao entorno.

A Oca possui 11 empreendimentos localizados no município. Um deles é o Golden Beach Club Formosa, situado à beira-mar da Praia Formosa. O projeto traz fachada inteligente com uso de inteligência artificial para maximizar as vistas e o conforto visual. A estrutura oferece quatro tipologias – apartamentos, Beach Houses, Penthouses e coberturas lineares – que variam de 66 m² a 174 m².

Outro destaque é o Aura, inspirado no vento e na brisa suave característicos da paisagem marítima de Camboinha III. O Empreendimento será exclusivo, contando com apenas 29 unidades, todas voltadas para o nascente e com vista para o mar.